Rio Brilhante celebra marco histórico na valorização da cultura local

O valor repassado abrange uma vasta gama de expressões culturais, desde música, teatro, dança, literatura até artesanato, entre outras formas de manifestações artísticas.

Por Cidade do MS RotaMS/Redação em 10/02/2024 às 10:18:05
Foto: Rota do MS

Foto: Rota do MS

O dia 09 de fevereiro, ficará marcado na história de Rio Brilhante como um momento emblemático para a cultura local. Sob os auspícios do Prefeito, Lucas Centenaro Foroni, o gabinete municipal recebeu uma visita ilustre: diversos artistas locais, todos reunidos para celebrar um feito inédito para a classe cultural do município. Trata-se do repasse no valor de expressivos R$ 363 mil reais, provenientes da Lei Paulo Gustavo.
Em um gesto sem precedentes, esta é a primeira vez que artistas locais são agraciados com um montante financeiro tão significativo. Este acontecimento é fruto do incansável trabalho da Fundação de Cultura de Rio Brilhante (Funcerb), em colaboração estreita com o Governo Municipal, que tem adotado iniciativas consistentes para fortalecer as políticas públicas de cultura na região.
O valor repassado abrange uma vasta gama de expressões culturais, desde música, teatro, dança, literatura até artesanato, entre outras formas de manifestações artísticas. Este investimento, segundo o prefeito Lucas Foroni, não apenas representa um marco histórico para o município, mas também reforça o compromisso da gestão em valorizar e democratizar o acesso à diversidade cultural de Rio Brilhante.
"É algo histórico em nosso município, são valores que vêm para valorizar os nossos artistas e agregar na riqueza cultural de nossa cidade, proporcionando oportunidades para desenvolverem e compartilharem o seu talento", afirmou o prefeito, celebrando a conquista ao lado dos artistas presentes.
Entre os principais responsáveis por essa conquista está a diretora de Cultura municipal, Sarah Ferreira, que expressou sua gratidão e emoção diante da aprovação dos recursos. Ela ressaltou ainda a existência de outros editais com recursos provenientes de diferentes fontes para Rio Brilhante, demonstrando um comprometimento contínuo com o desenvolvimento cultural local.
"É a nossa Cultura sendo reconhecida e valorizada pela atual gestão. Foram vários dias e noites para elaborarmos os editais para que os artistas pudessem ser contemplados. Agradeço ao Prefeito Lucas, ao presidente da Funcerb pelo apoio incondicional, e a consultora Mikaelly Essa que foi fundamental para aprovação dos Projetos", declarou Sarah Ferreira, visivelmente emocionada com o resultado alcançado.
Por sua vez, Langrem Cherobin, destacou que todos os Projetos aprovados estarão sendo realizados no município ao longo de 2024, evidenciando o compromisso de fazer com que esses recursos beneficiem efetivamente a comunidade artística local, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento cultural.
"Fizemos todo esforço para que esses valores chegassem aos artistas rio-brilhantenses de diversos gêneros, pois é esse o propósito da LPG. São projetos aprovados vindos de Prudêncio Thomaz, da comunidade LGBTQIAPN+ e de diversos bairros da cidade, para fortalecer a Cultura local", enfatizou Cherobin.
Este acontecimento não apenas representa uma vitória para a classe artística de Rio Brilhante, mas também consolida a importância do investimento público na valorização e fomento da cultura local como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da identidade cultural do município.

Fonte: https://www.rotamsnoticias.com.br/rio-brilhante-celebra-marco-historico-na-valorizacao-da-cultura-lo

Comunicar erro

Comentários