Para secretário do Tesouro, Brasil está passando por "enormes dificuldades"

Por Redação em 05/03/2020 às 12:00:13

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta quinta-feira (5), durante abertura do Fórum Consad em Brasília, que o país está passando por "enormes dificuldades". Para ele, não é "normal" que uma nação como o Brasil cresça 1% ao ano. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, divulgado na quarta-feira, 4, apontou que a economia brasileira cresceu apenas 1,1%.

A afirmação do secretário foi feita um dia após o IBGE divulgar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 em apenas 1,1%. "Estou muito preocupado, não durmo tranquilo, não é normal um País como o Brasil crescer 1% ao ano. Claramente, isso causa frustração em vários segmentos da sociedade", disse Mansueto.

O secretário também citou o comentário feito na quarta pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre o PIB, quando ressaltou a importância da participação do Estado no desenvolvimento do País. Para ele, o que Maia quis dizer é que preciso criar espaço nas contas públicas para aumentar investimento público. "Todo mundo quer ajuste fiscal para aumentar investimento público. Investimento público no Brasil é muito baixo", disse, frisando a importância das reformas.

Mansueto Almeida afirmou que Congresso está aberto ao debate, e que há um ambiente muito mais favorável para discussões. Como exemplo, ele citou o projeto de independência do Banco Central. "Nem todo mundo precisava concordar com independência do Banco Central, mas hoje se pode debater", disse, destacando que não via isso há muito tempo.

A declaração foi dada em um momento em que o secretário frisava ser importante se chegar a um consenso sobre o que o Brasil precisa fazer para ter um crescimento maior, através de debate e transparência.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários