Campo Grande sedia evento paralímpico e talentos locais são destaques em provas

Cerca de 130 atletas participaram das provas de natação, atletismo e tiro esportivo,

Por Redação em 18/03/2024 às 11:32:12
Foto: Felipe Alexandre/CPB.

Foto: Felipe Alexandre/CPB.

No último sábado (16), o Meeting Paralímpico Loterias Caixa aconteceu na capital. Cerca de 130 atletas participaram das provas de natação, atletismo e tiro esportivo, realizadas em três espaços da cidade, 93 competidores nas provas de atletismo, sediadas no Parque Ayrton Senna; 30 em provas da natação, na Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura); e 13 no tiro esportivo, no Círculo Militar.

Neste ano, o Meeting Paralímpico compreende etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro: as Paralimpíadas Escolares, as Paralimpíadas Universitárias, as Paralimpíadas Militares e os Intercentros. Assim, os atletas participam de provas em seis modalidades: atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tiro esportivo e tiro com arco.

Luiz Nelson Nunes Azevedo, 51, pratica o tiro esportivo há 15 anos, recebe o Bolsa Atleta, programa da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), há 3 anos. O atirador paratleta sofreu um acidente botrópico em 2002, e em 2005 começou a praticar o tiro esportivo, participando de competições por todo o Brasil. No meeting conquistou a medalha de ouro na categoria R3.

"Eu tenho apoio do governo federal e recebo bolsa do governo do estado há 3 anos e tem me ajudado muito, tendo em vista que o esporte de tiro é muito caro, o custo é muito alto por isso tem poucos atiradores aqui no nosso estado", frisa o atleta.

16/03/2024 Meeting Paralímpico Loterias Caixa, Circulo Militar, Campo Grande, MS Foto: Felipe Alexandre/CPB.

Para Luis Fernando Sper Cavalli, responsável pelo Programa Militar Paralímpico do CPB, a realização da competição de tiro esportivo em Campo Grande deixou claro o potencial que o município tem para a modalidade.

"Ficamos felizes que o Círculo Militar de Campo Grande, ainda que não possua instalações específicas para o tiro, tenha demonstrado capacidade e interesse em receber a modalidade. Eles nos ofereceram e adaptaram um de seus espaços sociais, o que garantiu a excelente realização da competição", pontuou.

No Parque Ayrton Senna, o destaque do atletismo ficou para o jovem Bruno Alves da Silva, da classe T13. O atleta de 14 anos competiu em provas de pista e campo, com direito a novo recorde pessoal e escolar: no salto em distância, ele atingiu a marca dos 5,40m e deixou para trás os 5,03m que havia conquistado em 2023. Além disso, ele também esteve nos 100m e 200m.

Por fim, as provas de natação, realizadas na Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), encerraram a etapa do Meeting Paralímpico de Campo Grande. Na próxima semana, a competição chega a Goiânia (GO) e a Aracaju (SE).

Meeting Paralímpico em 2024

A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT). Neste ano, o evento oferece mais modalidades (bocha, tiro com arco e tiro esportivo) e passará por todas as capitais brasileiras até dia 22 de junho, quando encerra a temporada em São Paulo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Bel Manvailer, Comunicação Fundesporte com informações comunicação CPB.

Foto: Felipe Alexandre/CPB.

Fonte: Fundesporte-MS

Tags:   GeralDestaque
Comunicar erro

Comentários