Contar solicita anulação do reajuste à Aneel e requer informações sobre gastos da Energisa

Por Assessoria de imprensa em 16/07/2020 às 19:54:01
Dep. Capitão Contar - Foto: Assessoria de imprensa

Dep. Capitão Contar - Foto: Assessoria de imprensa

Por conta da pandemia da Covid-19, diversos cidadãos ficaram desempregados e viram as dĂ­vidas acumulando, principalmente as contas de primeira necessidade, como: alimentação, ĂĄgua, luz e gĂĄs. Com isso, o deputado estadual Capitão Contar apresentou, na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), a solicitação da revisão e consequente "anulação" do reajuste da tarifa de energia no Estado de Mato Grosso do Sul.

No documento, o parlamentar aponta os seguintes embasamentos: "considerando o reajuste de 6,9% homologado pela Aneel (AgĂȘncia Nacional de Energia Elétrica) através da resolução homologatória 2671/2020; considerando a queda do consumo de energia em virtude da pandemia do CoronavĂ­rus e a ausĂȘncia de risco hidrológico, fato pĂșblico e notório, divulgado inclusive pelo Concen-EMS (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS) e consignado em acórdãos exarados pelo TCU (Tribunal de Contas da União), a decisão unilateral da agĂȘncia reguladora sem consultar a sociedade, só causa desrespeito à Lei n. 9.427/1996. Ainda, segundo os argumentos apresentados, o reajuste provoca prejuĂ­zo a milhares de cidadãos em momento de calamidade, colocando em risco a própria subsistĂȘncia, impulsionado pelo fenômeno do "superendividamento"".

Na proposição, que serĂĄ encaminhado à Aneel, o deputado pede informações complementares: "solicitamos, ainda, que sejam informados os motivos que resultaram no Ă­ndice de aumento da tarifa, com base em laudos técnicos, perĂ­cias, auditorias e processos administrativos fundamentados. Desta forma, tendo em vista a homologação do reajuste da tarifa de energia no Estado de Mato Grosso do Sul, em plena situação de calamidade".


CPI


O parlamentar também apresentou um requerimento à Energisa para saber como estĂĄ sendo o atendimento aos consumidores nesta época de pandemia. Se estĂĄ havendo a leitura, corte de energia, quais os canais de atendimento e se ele estĂĄ à disposição de forma acessĂ­vel a todos os clientes. "Tratando-se de serviço essencial, é imprescindĂ­vel que possamos averiguar se estão sendo seguidos os principais requisitos para o bom atendimento e alcance de toda a população", argumentou Contar.

Fonte: Região MS Noticias

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