Bolsas da Europa fecham mistas com expectativa por vacina e tensão entre UE e China

Por Redação em 14/09/2020 às 14:19:19

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta segunda-feira (14), tendo perdido força na etapa final do pregão, em meio ao desconforto a respeito das relações entre União Europeia e China. Notícias positivas sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus ajudaram a sustentar alguns setores e, com isso, o índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em alta de 0,15%, a 368,51 pontos. Na abertura, as principais praças europeias exibiam ganhos sólidos, após o anúncio da farmacêutica AstraZeneca da retomada dos estudos clínicos por um imunizador contra a Covid-19. Os testes haviam sido paralisados por conta de suspeitas de que uma voluntária pudesse ter sofrido uma reação adversa. No sábado, a Autoridade Sanitária do Reino Unido (MHRA, na sigla em inglês), contudo, atestou que os estudos poderiam continuar com segurança.

O otimismo deu impulso às bolsas, mas acabou se dissipando ao longo da sessão, a despeito do bom desempenho dos índices acionários em Nova York. Em Londres, o FTSE 100 cedeu 0,10%, a 6.026,25 pontos. Por lá, seguem repercutindo os desdobramentos do debate sobre a Lei de Mercado Interno, que impõe regras alfandegárias à Irlanda do Norte e pode romper o acordo do Brexit, como é conhecido o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Na avaliação do BBH, embora negativas, as notícias sobre o andamento da matéria no Parlamento britânico devem pesar menos, já que não há muito o que se adicionar. "Apesar da retórica do primeiro ministro Boris Johnson, não está claro até que ponto vão levar essa lei", explica.

Leia também

Alta no setor de serviços é boa notícia e indica leve recuperação da economia

Guedes: Reforma administrativa cria meritocracia para os novos servidores

Em nova projeção otimista, mercado financeiro estima queda de 5,11% do PIB 2020

Nas demais bolsas, houve certa cautela na esteira da reunião de autoridades europeias com o presidente chinês, Xi Jinping. Em entrevista coletiva, a chanceler alemã, Angela Merkel, ressaltou a importância da parceria, mas destacou que exortou o gigante asiático a aumentar a reciprocidade. Com isso, em Frankfurt, o DAX perdeu 0,07%, a 13.193,66 pontos. Em Paris, o CAC 40 avançou 0,35%, a 5.051,88 pontos. Entre os destaques, a ação do AirBus registrou alta de 3,63%. Em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,14%, a 19.793,80. O Ibex 35, de Madri, ganhou 0,11%, a 6.951,10, enquanto o PSI 20, de Lisboa, caiu 0,59%, a 4.285,97. No noticiário corporativo, o site Inside Paradeplatz revelou que o UBS planeja uma fusão com o Credit Suisse, em um negócio que poderia gerar a maior instituição financeira da Europa. Com isso, o papel do UBS se elevou 2,47% e o do Credit Suisse se valorizou 4,33% na Bolsa da Suíça.

*Com Estadão Conteúdo

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários