Calorão? Veja o que fazer para aumentar sua imunidade no clima seco

Por Redação em 09/10/2020 às 09:43:13

1) Refeições Saudáveis

A alimentação saudável contribui diretamente na imunidade, melhora o desempenho, a disposição e diminui riscos de acidentes de trabalho. Ademais, algumas doenças podem ser evitadas ou ainda ter o seu agravamento reduzido. Para isso, as escolhas alimentares e demais hábitos devem fazer parte do cotidiano. Uma das primeiras dicas é se programare leve pequenos lanches para os intervalos das principais refeições. Esses lanches podem seruma fruta, castanhas, frutas secas, iogurte com granola; e água preferencialmente para se manter hidratado.

Para o almoço, evite frituras e prefira as opções cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas. Comece pela salada e evite os molhos industrializados. Coloque porções generosas de verduras e legumes, evite excessos de carboidratos refinados como arroz branco e macarrão. Se você tem o hábito de levar marmita para o trabalho, evite exagerar nele na quantidade e cuide do armazenamento para evitar intoxicação alimentar. Todos esses procedimentos devem funcionar acompanhados de uma mastigação boa e devagar.

Foto Pixabay

2) Evite açúcar e refinados

Podemos considerar que o açúcar é uma caloria vazia, isso mesmo, não tem praticamente nenhum nutriente que contribui com a saúde. Muito pelo contrário, é viciante, inflama o organismo, aumenta a chance de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e causa aumento no peso. Além disso, glicose também prejudica as funções cerebrais e isso vale para as farinhas brancas e alimentos processados ou ultraprocessados, por isso, quanto mais natural for, melhor é.

Existem muitos tipos de açúcar, por isso é importante ficar atento aos rótulos. Por exemplo: xarope de milho, maltose, dextrose, frutose, sacarose e muitos outros tipos também são considerados açúcar. Se o açúcar estiver entre os 3 primeiros ingredientes de um produto, é melhor evitar. Se o produto tiver mais de 15 g a cada 100 g, já é um sinal de alerta, pois a mercadora terá é um alto teor de açúcar.

A ingestão ideal de açúcar é de 25 g ao dia, isso dá +- 6 colheres de café. Essa quantidade já inclui o açúcar que está embutido em outros alimentos. O açúcar é um tipo de carboidrato, o que não pode é exagerar, que tal começar reduzindo as quantidades aos pouquinhos em seu dia a dia?

Berinjela na abóbora gratinada – Foto Vix

3) Alimentação Natural

A alimentação natural pode ser um grande benefício em diversos aspetos, inclusive na questão financeira.Então a sugestão é de aproveitar os alimentos da safra, algumas sugestões de alimentos para comprar e gerar uma alimentação nutritiva são:

Abóbora: Fonte de fibras e pode ser usada para preparar nhoque, sopa, cremes, sobremesas. Sugestão é um escondidinho com carne moída ou frango.

Berinjela: Uma excelente opção para quem quer reduzir a ingestão calórica. Pode colocar suco, refogada com carne, patê, assada com outros legumes, recheada, empanada – nesses casos deve ser assada no forno. A berinjela também pode virar lasanha para substituir a massa tradicional ou empanada.

O Inhame e o requeijão podem virar um urê para servir com almôndegas ao molho, um nhoque, pode ir na vitamina, em tortas e panquecas.Já de frutas, o abacaxi é indicado, seja nointervalo das refeições ou após o almoço com canela. A banana também é outra fruta prática indicada.

Foto Pixabay

4) Quarteto da Saúde

Alimentação equilibrada + atividade física + boas noites de sono + cuidados com a saúde mental

Muitas dessas ações merecem um capítulo à parte, mas inicialmente a prevenção é muito importante. Muitas vezes pequenas mudanças de hábitos e cuidados básicos devem ser tomados. Em alguns casos, as precauções para a saúde são aprendidas desde a infância, mas deixadas de lado ao longo dos anos e podem causar problemas de saúde. Cuidar e prevenir vai resultar em mais saúde e qualidade de vida!

 

 

Publicado primeiro em Banda B » Calorão? Veja o que fazer para aumentar sua imunidade no clima seco

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários