Pelo quinto ano, Curitiba tem 0% de infestação do mosquito da dengue

Por Redação em 15/10/2021 às 17:19:43

Pelo quinto ano consecutivo, Curitiba registra 0% de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os dados constam no último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em outubro pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ao todo, 22.577 imóveis foram vistoriados.

A escolha dos locais a serem visitados é feita por sorteio, dentro de metodologia aplicada em todo o país, em função da densidade populacional e do número de imóveis.

Segundo a prefeitura, desde 2017, Curitiba realiza dois mapeamentos por ano, em períodos com diferentes condições climáticas. Em todos, manteve o índice de infestação abaixo de 1%. O levantamento é uma ferramenta que ajuda a administração municipal a direcionar as ações contra o mosquito.

A 2ÂȘ Regional de Saúde, que inclui Curitiba e Região Metropolitana, ainda não possui casos de dengue neste período epidemiológico, que começou no dia 1Âș de agosto e deve seguir até julho de 2022. No monitoramento anterior, feito pela Secretaria de Estado da Saúde, foram registradas 63 confirmações.

Apesar do índice de infestação do Aedes aegypti ser de 0%, a Secretaria Municipal da Saúde reforça que a população não se descuide e evite acumular água em locais que podem se tornar criadouros do mosquito, mantendo bem tampados caixas, tonéis e barris de água, por exemplo.

“Não podemos descuidar do nosso ambiente, principalmente com a perspectiva de dias mais quentes, que favorecem a proliferação do mosquito. É preciso sempre fazer a remoção da água acumulada”, reforça a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Tatiana Faraco.

Fonte: Banda B

Comunicar erro

ComentĂĄrios