Maior da África e torcida fanática: Saiba tudo sobre o Al Ahly, adversário do Palmeiras na semifinal do Mundial

Por Redação em 05/02/2022 às 18:46:08

O Palmeiras conheceu o seu adversário da semifinal do Mundial de Clubes neste sábado, 5, com a classificação do Al Ahly sobre o Monterrey (México), no estádio Al Nahhyan, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O time egípcio, na verdade, já é conhecido dos comandados de Abel Ferreira. Na disputa pelo terceiro lugar do torneio da Fifa, na temporada passada, os africanos levaram a melhor nos pênaltis, após igualdade no tempo normal e na prorrogação. Maior campeão de seu continente, com dez títulos da Liga dos Campeões da África, o clube tentará chegar à decisão da competição mundial pela primeira vez — sua melhor posição ocorreu nos torneios de 2006 e 2020 (disputado em janeiro do ano passado), quando terminou na terceira posição. Mas, afinal, quem é o Al Ahly?

O Al Ahly Sporting Clube, fundado em 1907, é disparado o maior clube do Egito. Foi campeão nacional em 42 oportunidades, contra 13 do Zamalek, seu principal rival e segundo maior vencedor do país. Além disso, o clube sediado em Cairo tem o apoio massivo dos egípcios. De acordo com a Fifa, a agremiação conta com quase 40 milhões de torcedores. Para as Águias Vermelhas, o número é ainda maior: são 50 milhões de pessoas em suas contas, ou seja, metade do Egito. Com a soberania nacional local garantida há décadas, os dirigentes passaram a investir ainda mais na equipe, criando uma impressionante hegemonia continental, com dez títulos da Champions africana, sendo oito somente no século 21.

Mais poderoso da África, o Al Ahly tem o dobro de títulos em relação a Zamalek e Mazembe (República Democrática do Congo), os segundos maiores vencedores da história do continente. Desta forma, com o dinheiro arrecado com premiações e venda de ingressos — o time costuma lotar seu estádio —, além das publicidades, os Vermelhos conseguem manter a competitividade e até afastar o assédio dos europeus. Prova disso é que, em comparação com a equipe que bateu o Palmeiras na temporada passada, somente o centroavante Walter Bwalya deixou o plantel. Para o seu lugar, foi contratado o atacante Percy Muzi Tau, que deixou o Brighton, da Inglaterra, por 1,8 milhão de euros (R$ 9,15 milhões).

A força do elenco, inclusive, ficou evidenciada com a classificação sobre o Monterrey, sem seis titulares. No duelo deste sábado, o treinador Pitso Mosimane não pôde contar com o goleiro Mohamed El-Shennawy, os defensores Akram Tawfiq e Ashraf, os meias Hamdi Fathi e Amr Al-Sulaya, além do atacante Mohamed Sherif. Todos atletas importantes e que foram convocados para defender a seleção do Egito, que fará a final da Copa Africana de Nações diante do Senegal, neste domingo, 6, em Camarões.

Leia também

Raphael Veiga revela por que Palmeiras está confiante em 'fazer história' no Mundial de Clubes Goleiro do Palmeiras testa positivo para Covid-19 e pode ser cortado do Mundial de Clubes

Fonte: Gazeta

Comunicar erro

Comentários