Quase 1 milhão de exames para detectar câncer de intestino deixaram de ser feitos na pandemia

Por Redação em 29/03/2022 às 17:41:57

Quase um milhão de exames para detectar câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, deixaram de ser feitos nos últimos dois anos, durante a pandemia de Covid-19. Os dados são de uma pesquisa feita pelas Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

câncer de intestino
Pixabay

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente no Brasil, acometendo aproximadamente 40 mil homens e mulheres por ano. A doença é um tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso. Esse tipo de câncer geralmente começa com pequenas lesões ou formações na parede interna do órgão.

Os sinais são praticamente imperceptíveis nos estágios iniciais, por isso, o câncer colorretal deve ser prevenido periodicamente em homens e mulheres, a partir dos 50 anos. 

Hábitos como consumo de bebidas alcoólicas em excesso, alimentação não saudável, tabagismo e sedentarismo são os principais fatores para o desenvolvimento da doença, como explica a nutricionista Adriana Zanardo, consultora da Jasmine Alimentos, os hábitos alimentares estão diretamente ligados ao surgimento da doença.

“A alimentação pode influenciar a carcinogênese colorretal com vários mecanismos de interação, como em efeitos diretos na resposta imune e inflamação e, ainda, os efeitos indiretos da subnutrição e obesidade, considerados fatores de risco para desenvolvimento desse tipo de câncer intestinal”, explica Adriana Zanardo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica defende que mudanças de hábitos podem reduzir de 50% a 75% o risco de desenvolver câncer colorretal. Segundo Melissa Carpi, gerente da Jasmine, a prática de atividades físicas, aliada a alguns alimentos podem ajudar a prevenir a doença.

“Indicamos alguns alimentos poderosos para auxiliar na prevenção dessa doença que você deve consumir diariamente, como grãos integrais, farelos e frutas”, afirma.

Sintomas

  • Emagrecimento sem motivo
  • Sangue nas fezes
  • Anemias de repetição
  • Cansaço e indisposição sem razão
  • Mudanças nos hábitos intestinais sem motivo (diarreia frequente ou constipação)

Março azul-marinho e a prevenção do câncer de intestino

No mês de março, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e o Ministério da Saúde reforçam a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios