Asilo São João Bosco compra equipamentos e contrata serviço com recurso enviado pela senadora Soraya Thronicke

Segundo a senadora Soraya Thronicke, durante seu mandato tem priorizado ajudar as entidades de assistĂȘncia social de Mato Grosso do Sul.

Por Redação em 31/03/2022 às 16:33:40
Cleo - Asilo São João Bosco/Foto: Assessoria

Cleo - Asilo São João Bosco/Foto: Assessoria

Com quase 100 anos de operação em Campo Grande (MS), atendendo idosos de vĂĄrias partes de Mato Grosso do Sul e até de outros Estados, o Asilo São João Bosco ressalta a parceria com a senadora Soraya Thronicke (União-MS), que destinou para a instituição uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil. Segundo a superintendente-executiva da instituição, Cléo Shamah, a ajuda da parlamentar sul-mato-grossense contribuiu para a aquisição de aparelhos de TV para os idosos, além da contratação de serviço de fonoaudiologia para atender no Asilo São João Bosco.

"Agradeço à senadora Soraya Thronicke por ter nos contemplado com uma emenda no valor de R$ 100 mil. Esse recurso foi muito importante para a nossa instituição, pois nos permitiu adquirir vĂĄrios aparelhos de TV para instalar nos quartos dos nossos idosos e dois aparelhos de 65 polegadas para serem colocados nas salas de TV da ala masculina e da ala feminina", destacou Cléo Shamah, acrescentando que o dinheiro também permitiu a contratação de uma fonoaudióloga para trabalhar por um ano no local.

"Muito obrigada senadora e quero dizer que estamos de portas abertas para recebĂȘ-la. Somos uma instituição que acolhe 80 idosos e, em 2023, vamos completar 100 anos de existĂȘncia. O Asilo São João Bosco faz a sua parte, desenvolvendo a sua missão ao longo de quase um século. Todos nós agradecemos muito à senadora e esperamos contar com a ajuda da senhora novamente neste ano de 2022", pontuou a superintendente-executiva do Asilo São João Bosco.

Segundo a senadora Soraya Thronicke, durante seu mandato tem priorizado ajudar as entidades de assistĂȘncia social de Mato Grosso do Sul. "Mesmo com o cobertor financeiro curto, vou apertando e priorizando todas aquelas entidades que tĂȘm feito um trabalho sério e transparente. Por isso, procuro ajudar no custeio e com investimento, pois, quando a gente se compromete, temos de fazer chegar o recurso até as mãos da entidade contemplada", declarou.

Breve histórico

A instituição nasceu em 1923 por iniciativa do Dr. Adalberto Barreto e um grupo de homens de boa vontade que fundaram a ConferĂȘncia Vicentina Nossa Senhora das Vitórias, sendo um de seus principais objetivos assistir os idosos carentes e desamparados. Graças a eles e à doação por parte da famĂ­lia Franco BaĂ­s de um terreno na Rua 26 de Agosto, a história do Asilo São João Bosco teve inĂ­cio.

No começo, segundo Cléo Shamah, as dependĂȘncias acomodavam 50 idosos, mas jĂĄ no fim da década de 1930 jĂĄ eram 90 idosos. Em 1940, entraram para o serviço voluntĂĄrio do Asilo as irmãs de Caridade Jesus Adolescente e, em 1968, a diretoria recebeu da Prefeitura Municipal de Campo Grande a doação de um terreno no Bairro Tiradentes. Com a ajuda da população, do comércio e de diversos profissionais liberais, em 1976 foi inaugurada a sede definitiva do Asilo São João Bosco.

Em 1979, foi aberto um novo pavilhão, possibilitando a separação das acomodações para homens e mulheres, enquanto em 1982 foram entregues a capela e a residĂȘncia para as irmãs da Congregação Passionistas, que, por meio de convĂȘnio, passaram a coordenar os trabalhos internos. De acordo com a superintendente, nesses quase 100 anos, o Asilo São João Bosco continua firme na sua missão de promover, resgatar, restaurar e defender a dignidade de seus assistidos, através de um serviço que considere a pessoa idosa em todas as suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual.

"Oferecemos aos idosos em estado de vulnerabilidade diversos serviços, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e atividades lĂșdicas em regime integral, sempre de acordo com suas necessidades, priorizando, sempre que possĂ­vel, o vĂ­nculo familiar e a integração com a comunidade", reforçou Cléo Shamah.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke

Comunicar erro

ComentĂĄrios