PGE-MS cria Procuradoria especializada em Assuntos Eleitorais

A nova especializada terĂĄ como objetivo exercer a atuação institucional da PGE-MS no campo da ĂĄrea eleitoral.

Por Redação em 20/06/2022 às 20:01:53

A PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) criou mais uma especializada, desta vez com competĂȘncias especĂ­ficas no âmbito eleitoral. Na edição nÂș 10.861 do DOE (DiĂĄrio Oficial do Estado) foi publicada a designação do Procurador do Estado Leonardo Campos Soares da Fonseca para exercer a chefia da PEL (Procuradoria de Assuntos Eleitorais).

A nova especializada terĂĄ como objetivo exercer a atuação institucional da PGE-MS no campo da ĂĄrea eleitoral. Para o chefe da PEL, a criação da especializada é muito relevante porque consagra oficialmente uma missão institucional muito importante que jĂĄ vem sendo realizada pela instituição.

"Nossa função é orientar o Estado e os agentes pĂșblicos estaduais em como proceder em anos eleitorais e nos assuntos eleitorais, permitindo assim que esses agentes possam ter direção e atuar de maneira juridicamente respaldada no que toca as restrições e as indicações existentes na Legislação Eleitoral", declarou Leonardo Campos.

Entre as suas competĂȘncias, cabe a PEL atuar em processos judiciais e administrativos referentes a matéria eleitoral, dando ĂȘnfase na parte consultiva eleitoral e na atualização do Manual de Conduta Eleitoral, além de desenvolver outras atividades correlatas por determinação do Procurador-Geral do Estado.

Ela foi criada para ter funcionamento nos anos em que ocorrem eleições estaduais e representa o braço da advocacia pĂșblica que orienta os agentes em como proceder durante estes perĂ­odos.

"A PEL é responsĂĄvel por guiar os agentes pĂșblicos, sobretudo do ponto de vista consultivo, preventivo e pedagógico. Então isso acaba por influenciar no pleito eleitoral, porque quanto melhor orientado os agentes pĂșblicos estiverem, menos possibilidade de ocorrĂȘncias de ilĂ­citos no campo eleitoral e de atividades ou posturas incompatĂ­veis com a Legislação Eleitoral", afirmou.

Para Leonardo Campos, a atuação da especializada contribuirĂĄ para desafogar processos na Justiça Eleitoral. "Todo o nosso trabalho certamente contribuirĂĄ para que menos processos eleitorais judiciais sejam deflagrados no âmbito da Justiça Eleitoral, portanto a função de cooperação da PEL através da orientação do ponto de vista jurĂ­dico é fundamental para uma eleição com maior dose de oportunidade entre os candidatos, maior normalidade e maior legitimidade desse pleito", concluiu o Procurador-Chefe da PEL.

Assessoria de Comunicação PGE-MS

Fonte: Gov. MS

Tags:   PGE
Comunicar erro

ComentĂĄrios