Saúde mental: o cuidado como prevenção do sofrimento psíquico e físico

Por Redação em 05/09/2022 às 11:46:11

Na grande maioria das vezes, o suicídio está presente na última consequência de diversas angústias causadas através de instabilidades na saúde mental. Por isso, devemos nos alertar com determinadas alterações de comportamento de uma pessoa próxima, mesmo que pequenas, encaminhando para terapias adequadas, além de acolhê-la e compreendê-la, sem diminuir sua condição.

Campanha Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo foi adotada no Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 2014, para dar visibilidade à importância de se discutir sobre o suicídio. São registrados cerca de 14 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Praticamente 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, especialmente quando não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Por muito tempo, falar sobre suicídio foi um grande tabu. E isso, assim como a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto, condiciona barreiras para a prevenção. Lutar contra esse tabu é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.

Busque apoio:

  • Ligue 188 para conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), a qualquer hora do dia, todos os dias, de forma gratuita.
  • Se identificar em alguém sintomas de depressão ou indícios de suicídio, ofereça suporte emocional e informe sobre a ajuda profissional.
  • Suicídio pode ser prevenido. Transtornos mentais têm tratamento. Procure ajuda.

Geap e o cuidado com a saúde mental

A operadora de autogestão Geap Saúde, fundação sem fins lucrativos que atua na promoção de assistência em saúde suplementar para servidores e empregados públicos, neste ano, enfatiza a esperança de dias melhores em campanha intitulada “O sol nasce para todos”.

Os beneficiários possuem a disponibilidade de diversos psicólogos e médicos psiquiatras em sua rede credenciada em todo o país, prontos para atender pessoas acometidas por doenças mentais.

Além disso, a Geap investiu no melhor sistema do mercado para consultas no conforto de casa.  O programa, chamado de Telessaúde, já conta com psicologia e psiquiatria, além de 19 outras especialidades. Realizados diretamente pela área restrita do beneficiário no site oficial da Geap, os atendimentos têm agradado pela facilidade e fácil usabilidade do sistema. 

A Geap Saúde

Geap Saúde – Conheça a fundação de assistência ao servidor público:



Desde 1945 cuidando da saúde dos servidores públicos ativos, aposentados e seus familiares, a Geap é uma das mais importantes operadoras de planos de saúde do Brasil para servidores e empregados públicos do Brasil. Em sua trajetória, a empresa tornou-se referência no mercado da saúde suplementar ao investir de forma pioneira num modelo assistencial focado na promoção da saúde, prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida dos assistidos. 

Clique aqui para conhecer os planos oferecidos pela Geap.

A Geap é uma Autogestão em Saúde, uma fundação sem fins lucrativos. Por isso, toda sua arrecadação tem como único foco o melhor atendimento ao beneficiário. Com a modernização e despesa evitada conquistadas nos últimos anos de gestão da entidade, a Geap tem conseguido aplicar reajustes abaixo do aplicado no mercado e pela ANS. 

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

Comentários