Brasil tem mais de 685 mil mortes por Covid desde o inĂ­cio da pandemia

Por Redação em 26/09/2022 às 08:46:20

O Brasil registrou 23 mortes por Covid e 1.201 casos da doença neste domingo (25). Com a atualização, o país chega a 685.860 vidas perdidas e a 34.674.422 infectados pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

A média móvel de casos apresenta redução de 21,64% em relação aos dados de duas semanas atrás. Ela agora é de 6.380 por dia.

A média de mortes também permanece em redução, com uma taxa de queda de 10% em comparação com as informações de duas semanas atrás. O número médio é de 63 ao dia.

CAMPINAS, SP – 16.04.2021: IMPACTO DA PANDEMIA NO SISTEMA FUNERÁRIO – Com 2.764 mortes confirmadas por Covid-19 desde o início da pandemia, a cidade de Campinas (SP) registrou vertiginoso crescimento de óbitos no último mês de março. Além do sistema de saúde ficar à beira do colapso, o setor funerário também sofreu forte impacto, sobrecarregando os cemitérios da cidade. Na foto funcionário do cemitério Flamboyant durante o trabalho funerário. (Foto: Leandro Ferreira /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 2054395

Vale mencionar, porém, que os números dos finais de semana têm sido mais baixos porque diversos estados deixaram de atualizar os dados da pandemia aos sábados e domingos. Alguns exemplos são Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, Rondônia, Roraima, além do Distrito Federal.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do coronavírus.
As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O consórcio de veículos de imprensa deixou de atualizar os números de vacinados contra a Covid nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os dados são atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança ocorre devido a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Diversos estados não atualizam o total de vacinados aos fins de semana e feriados, e mesmo os que o fazem, por vezes, informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios