Polícia Civil realiza operação 'Resfriamento', no interior do Estado

Os pedidos foram deferidos por decisão judicial e cumpridos pela Polícia Civil na manhã de hoje.

Por Redação em 08/11/2022 às 10:43:48

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira, 08/11, a operação "Resfriamento", cumprindo mandados de prisão temporária e busca e apreensão nas cidades de Juti/MS e Dourados. A ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (DRACCO) e contou com o apoio da Corregedoria de Trânsito do Detran, Delegacia Regional de Fátima do Sul e Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).

A investigação, iniciada pelo DRACCO, apura esquema de emissão de documentos veiculares irregulares, efetivadas na agência do Detran da cidade de Juti/MS. As informações são de que veículos irregulares, até mesmo de outros estados, seriam regularizados, mediante inserção de documentos falsos e pagamento de propina a servidores, sem nunca terem passado por vistorias de segurança ou ingressado no estado.

De acordo com o apurado, no Inquérito Policial e informações levantadas pela Corregedoria do Detran, foram regularizadas duas carretas com quatro eixos, sem a devida apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV), quando também era terminantemente proibida a circulação de veículos de quatro eixos. Além das irregularidades da composição do veículo e da ausência da apresentação de documentos de segurança obrigatório, foi verificado que os proprietários dos veículos residem fora do estado e que foi utilizado endereço falso para a efetivação da fraude.

Mesmo com um endereço evidentemente fraudulento, da cidade de Dourados-MS e inúmeras outras irregularidades, foi feita a emissão dos documentos dos veículos. O processo foi efetivado na agência do Detran de Juti e intermediado por um despachante, que tem escritório na cidade de Dourados.

Outras diligências de inteligência revelaram verdadeira organização criminosa voltada para o "esquentamento" de veículos, envolvendo o gerente da agência e pessoas a ele relacionadas. No total, os integrantes da organização teriam movimentado mais de R$ 17 milhões, em menos de dois anos.

Frente a todos os elementos colhidos, foi representada pelas autoridades policiais do DRACCO, a prisão temporária de servidor do Detran de Juti/MS, quem teria sido responsável pela liberação irregular dos veículos, e do despachante que intermediou o processo. Também foram representadas por buscas domiciliares em residências de outras pessoas cujo vínculo com a organização encontra-se em apuração.

Os pedidos foram deferidos por decisão judicial e cumpridos pela Polícia Civil na manhã de hoje. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão.

Diversos veículos foram apreendidos, dentre eles, carros de alto valor, motocicletas, e também documentos e valores em espécie, que ainda estão sendo contabilizados pelas equipes que participam da operação.

Fonte: PC/MS

Tags:   GeralDestaque
Comunicar erro

Comentários