Mato Grosso do Sul ganha Fundo Estadual para Pessoa com Deficiência

Os recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência, serão provenientes de dotações orçamentárias do Estado

Por Redação em 16/12/2022 às 12:06:36

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta nesta sexta-feira (16), a Lei nº 5.995, sancionada pelo Governador Reinaldo Azambuja, que Institui o Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul (FEAD-PCD/MS).

Com a publicação, o órgão gestor estadual e responsável pela política pública para a pessoa com deficiência, será o responsável pela gestão do mesmo em projetos de políticas positivas e afirmativas, programas e ações destinados ao atendimento das pessoas com deficiência residentes e domiciliadas no Estado.

O secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, pasta a qual a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência é vinculada, destaca que a publicação marca o avanço do Mato Grosso do Sul na construção de políticas públicas eficientes e eficazes para as pessoas com deficiência.

"O Fundo vai possibilitar o financiamento de projetos e ações voltadas para a pessoa com deficiência, facilitando sua inclusão social e profissional. É uma garantia às pessoas com deficiência do nosso Estado a igualdade de oportunidades, acessibilidade e inclusão social, sendo imprescindível eliminarmos o capacitismo social e assegurarmos o protagonismo de todas as pessoas com deficiência. Isso é Cidadania de verdade", finaliza.

Os recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência, serão provenientes de dotações orçamentárias do Estado; aportes e as doações de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais; emendas parlamentares; de aplicação de penas alternativas, oriundos de processos cujos réus, violaram os direitos das pessoas com deficiência; entre outros.

"Eu considero a criação do Fundo de Apoio às Pessoas com Deficiência, um marco histórico. O importante é que o nosso projeto MS Acessível que dialogou com todo o Estado do Mato Grosso do Sul, alinhando ações e projetos será subsidiado por esse Fundo e isso é um marco nas políticas públicas para pessoas com deficiência, vai transformar muitas realidades. Uma ação afirmativa que vem de encontro com nossas reivindicações e necessidades", ressalta a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos.

Jaqueline Hahn Tente - Secic

Fonte: Gov. MS

Comunicar erro

Comentários