Delegado-Geral toma posse como presidente do Conselho Superior da PolĂ­cia Civil

Na ocasião, tambĂ©m foi empossado o novo Coordenador-Geral de PerĂ­cias

Por Redação em 24/02/2023 às 11:49:47
Foto: PC/MS

Foto: PC/MS

O Delegado-Geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, foi empossado, nesta sexta-feira, 24/02, como presidente do Conselho Superior da PolĂ­cia Civil (CSPC). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas o Governador Eduardo Riedel e o SecretĂĄrio Estadual de Justiça e Segurança PĂșblica, Antônio Carlos Videira.

Em suas falas, Gurgel agradeceu pela oportunidade de pela segunda vez comandar a PolĂ­cia Civil do Mato Grosso do Sul e presidir o Conselho Superior e reforçou o compromisso não só com os servidores, mas com toda a população sul-mato-grossense. "Que possamos caminhar juntos para que o nosso mister seja desempenhado com retidão, sabedoria, firmeza e responsabilidade", completou.

O SecretĂĄrio Antônio Carlos Videira ressaltou a importância do Conselho Superior, como órgão orientador e falou da integração das Forças de Segurança, com os demais poderes, com o objetivo de promover a melhor segurança pĂșblica do paĂ­s, com cada vez mais investimentos em equipamentos, capacitação e mão de obra qualificada.

JĂĄ o Governador Eduardo Riedel disse que não teve nenhuma dĂșvida ao escolher manter Gurgel no cargo e tem a convicção e certeza de que a PolĂ­cia Civil estĂĄ em boas mãos e farĂĄ sempre o melhor sempre. Além disso, Riedel aproveitou a oportunidade para anunciar que em breve irĂĄ dar posse aos recém-formados policiais civis, que estão aguardando para serem lotados e começar a trabalhar em prol do Mato Grosso do Sul. "Completando os nossos 100 dias de governo, iremos dar posse aos 34 agentes de polĂ­cia cientĂ­fica, os 53 peritos criminais, os 47 peritos papiloscopistas e os 69 escrivães de polĂ­cia, que tanto esperam para iniciar o serviço pĂșblico ativo e continuar o processo de reforçar a segurança pĂșblica no Mato Grosso do Sul", antecipou.

CurrĂ­culo Delegado-Geral e Presidente do Conselho Roberto Gurgel

Formado em Direito pelo Centro UniversitĂĄrio de Toledo-Presidente Prudente/SP em 2002, Roberto Gurgel de Oliveira Filho ingressou na PolĂ­cia Civil do Mato Grosso do Sul, como Delegado de PolĂ­cia, em 2006. Sua primeira lotação foi na cidade de Bonito-MS, onde atuou como Delegado-Titular por 8 anos.

Em pouco mais de uma década e meia de trabalho dedicado à Segurança PĂșblica do Estado de Mato Grosso do Sul, acumulou experiĂȘncias e jĂĄ ocupou vĂĄrios cargos administrativos dentro da PolĂ­cia Civil, como: Assessor de Administração da Delegacia Geral da PolĂ­cia Civil, Assessor de Gestão e Projetos, Assessor JurĂ­dico, Diretor Administrativo e Técnico do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), Coordenador Administrativo do DPI (Departamento de PolĂ­cia do Interior), Diretor do DPE (Departamento de PolĂ­cia Especializada), Diretor da Acadepol (Academia de PolĂ­cia Civil) e Delegado-Geral da PolĂ­cia Civil.

O Conselho Superior da PolĂ­cia Civil é um órgão consultivo e deliberativo, que tem por finalidade o planejamento, coordenação, fiscalização e supervisão da atuação da PolĂ­cia civil, velando pelo cumprimento de suas funções constitucionais e princĂ­pios institucionais. O CSPC é presidido pelo Delegado-Geral da PolĂ­cia Civil e se reĂșne ordinariamente uma vez por mĂȘs, podendo haver reuniões extraordinĂĄrias.

Posse Coordenadoria-Geral de PerĂ­cias

Na ocasião, também foi empossado o novo Coordenador-Geral de PerĂ­cias, José de AnchiĂȘta Souza Silva. Ele é perito oficial forense na função de perito criminal de classe especial, com mais de 20 anos de carreira na Coordenadoria-Geral de PerĂ­cias de Mato Grosso do Sul e sólida formação acadĂȘmica em QuĂ­mica e Engenharia QuĂ­mica.

Nascido em João Pessoa, ParaĂ­ba, em 1969, possui graduação em Licenciatura Plena em QuĂ­mica pela Universidade Estadual da ParaĂ­ba e é formado em Engenharia QuĂ­mica pela Universidade Federal da ParaĂ­ba. Possui especialização em Gestão em Segurança PĂșblica e, em 2002, finalizou o Mestrado em QuĂ­mica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com ĂȘnfase em anĂĄlise de traços e quĂ­mica ambiental.

Em suas falas, o novo Coordenador agradeceu pela oportunidade e pela confiança depositada para que ele possa conduzir os trabalhos na PolĂ­cia CientĂ­fica do Mato Grosso do Sul. "Assumo, diante de Deus e dos amigos, o compromisso de carregar o bastão que me é passado pelos meus antecessores, com a missão de conduzir a instituição à patamares cada vez mais altos", frisou.

Fonte: PC/MS

Tags:   GeralDestaque
Comunicar erro

ComentĂĄrios