Em Fórum dos Governadores, MS defende entendimento sobre recomposição fiscal dos estados

Apesar de não terem fechado um acordo, os governadores avançaram na discussão

Por Redação em 06/03/2023 às 22:50:16
Foto: Bruno Rezende

Foto: Bruno Rezende

Por videoconferĂȘncia, o governador Eduardo Riedel participou nesta segunda-feira (6) do Fórum dos Governadores, que discutiu a recomposição fiscal dos Estados diante da perda de arrecadação com a redução das alĂ­quotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustĂ­veis, energia e telecomunicações.

Apesar de não terem fechado um acordo, os governadores avançaram na discussão, na avaliação de Riedel. "Foi uma discussão complexa, difĂ­cil, que envolve a tributação de todos os estados, a discussão judicial no STF, e foi dado um passo no sentido de fazermos um amplo acordo com a União, com o Supremo Tribunal Federal, para buscar consenso. Não é fĂĄcil. Cada estado com a sua realidade, cada ação judicial com seu processo em andamento, mas estamos em andamento. Esperamos que ainda neste mĂȘs de março tenhamos a conclusão desse processo para ter previsibilidade. Mato Grosso do Sul tem que trabalhar com planejamento e é fundamental que a gente tenha a decisão de todo esse processo para trabalharmos pelos próximos anos sabendo como vai ficar a arrecadação do Estado", disse o sul-mato-grossense.

Alguns governadores ainda vão tentar mais uma conversa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em uma nova tentativa de acordo. As leis complementares que impuseram mudanças na base de cĂĄlculo do tributo estadual provocaram uma perda de arrecadação dos estados estimada em R$ 45 bilhões, entre julho e dezembro de 2022. Até o momento, a União admite recompor R$ 26 bilhões.

Participaram com Riedel da videoconferĂȘncia na Sala de Reuniões o secretĂĄrio de Fazenda, Flavio César Mendes de Oliveira, o secretĂĄrio-adjunto Lauri Luiz Kener, e a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia.

ATENÇÃO IMPRENSA: Confira o pool de imagens e sonora aqui.

Paulo Fernandes, da Comunicação do Governo de MS


Fonte: Gov. MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios