Para conter focos do aedes, Saúde realiza Dia 'D' de combate à dengue

Os dados foram coletados pelas equipes de agentes entre os dias 23 e 28 de outubro (Semana 43).

Por Redação em 24/11/2023 às 12:43:08
Servidores estarão engajados no Dia D de combate à dengue (Foto: Divulgação)

Servidores estarão engajados no Dia D de combate à dengue (Foto: Divulgação)

A coordenadoria do Controle de Endemias, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP), realizará na sexta-feira (24/11) o Dia "D" de combate à dengue.

A finalidade é mobilizar a sociedade para que auxilie nas ações da Prefeitura de Sidrolândia, para eliminar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O 4º Levantamento de Índice Rápido para Amostragem do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023, realizado pela SEMSP através do setor de Controle de Endemias, revela que o índice de infestação predial é de 0,6%, considerado risco baixo.

Os dados foram coletados pelas equipes de agentes entre os dias 23 e 28 de outubro (Semana 43). Mesmo com o baixo índice de chuvas ainda há a presença de focos do mosquito nos imóveis.

A coordenadora do Controle de Endemias, Gilse Helena, explica que o levantamento permite o monitoramento dos focos do mosquito transmissor nos bairros da cidade, e contribui para atuação estratégica dos agentes de combate às endemias. "A partir dos dados coletados, vamos intensificar a atuação nas regiões em que há necessidade. Inclusive nesta semana iremos realizar um trabalho focado alusivo ao dia "D" no combate à dengue, onde o levantamento demostrou maior presença de focos. A prefeita Vanda Camilo e a secretária Elaine Brito, querem foco total do nosso setor em atenção às ações de controle", afirmou ela.

Os profissionais de saúde pedem apoio à população para que uma vez por semana e sempre após as chuvas, realize a inspeção nos imóveis buscando retirar do meio ambiente objetos que acumulem água, para quebrar do ciclo de vida do aedes aegypti, que normalmente evolui, desde o ovo à fase adulta em 10 dias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% risco médio e acima de 4% alto risco. "Mesmo que o 4º LIRAa do ano aponte risco baixo, iremos seguir com as ações de prevenção constantemente realizadas" afirma a secretária de Saúde, Elaine Brito.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), de 1º de janeiro a 22 de novembro deste ano, em Sidrolândia, foram confirmados 754 casos de dengue, 4 de chikungunya e nenhum de zika. A maioria ocorreu no primeiro trimestre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Comunicar erro

Comentários