Surdoatleta de MS conquista primeiro lugar em SurdolimpĂ­ada Nacional em Londrina

Os representantes sul-mato-grossenses são vinculados à FDSMS

Por Redação em 04/12/2023 às 17:55:19
Fotos: Arquivo

Fotos: Arquivo

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da SurdolimpĂ­ada, em Londrina (PR). No Ășltimo fim de semana, dias 2 e 3 de dezembro, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), atletas sul-mato-grossenses competiram no evento nacional, nas modalidades individuais e em duplas de boliche, vôlei de praia e mountain bike.

No boliche, Rivair Souza da Silva, surdoatleta de Dourados, ganhou medalha de ouro. Com o resultado, estĂĄ convocado para representar o paĂ­s na SurdolimpĂ­ada Mundial, que serĂĄ realizada em Tóquio, no Japão, em 2025.

"A competição foi muito difĂ­cil, porque os atletas eram experientes. Quando soube que iria defender o estado na SurdolimpĂ­ada, comecei a estudar os movimentos, com a ajuda do YouTube, as pegadas, a movimentação do braço e velocidade do arremesso. Vou continuar treinando para me sair bem também na SurdolimpĂ­ada Mundial", ressalta Rivair.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, a SurdolimpĂ­ada é um mecanismo de inclusão dos surdos no esporte de muita eficiĂȘncia e, além disso, assume um papel de visibilidade da comunidade surda.

Os representantes sul-mato-grossenses são vinculados à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul). O diretor da entidade, Adriano Gianotto, ressalta que é importante valorizar a prĂĄtica esportiva, pois influencia em vĂĄrias ĂĄreas, inclusive na saĂșde mental dos atletas.

"Me senti muito feliz pela conquista da medalha de ouro para o boliche, não é fĂĄcil a concorrĂȘncia, as federações são fortes, foi uma conquista incrĂ­vel. Os atletas precisam de orientação, foco, e paciĂȘncia", frisa.

Resultados:

FDSMS (Federação de Desportos de Surdos de Mato Grosso do Sul) - 9Âș lugar geral.

Ciclismo Montain Bike

Feminino: Tåbata Larissa Rodrigues Lopes (5° lugar).
Masculino: Isaac Péricles Maia de Medeiros (14° lugar).

Boliche Masculino:

Rivair Souza da Silva (1° lugar).
Jarbas Batista de Almeida (9° lugar).

Bel Manvailer, Comunicação Fundesporte
Fotos: Arquivo

Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios