Banco Nacional Suíço anuncia prejuízo e não pagará dividendos em 2023

O Banco Nacional Suíço (SNB), que é o banco central da Suíça, anunciou que não pagará dividendos referentes ao ano de 2023, devido a um segundo ano consecutivo de prejuízos.

Por Redação em 09/01/2024 às 22:26:02

O Banco Nacional Suíço (SNB), que é o banco central da Suíça, anunciou que não pagará dividendos referentes ao ano de 2023, devido a um segundo ano consecutivo de prejuízos. De acordo com a autoridade monetária, o banco teve um prejuízo preliminar de aproximadamente 3 bilhões de francos suíços (equivalente a US$ 3,5 bilhões de dólares). Essa perda impede a distribuição de lucros tanto para os acionistas quanto para a confederação suíça e os cantões ou estados individuais. No ano anterior, em 2022, o SNB já havia registrado um déficit muito maior, com uma perda líquida de 132,5 bilhões de francos suíços. Para tentar combater a inflação, o banco aumentou sua taxa de juros duas vezes ao longo de 2023, elevando-a para 1,75%. No entanto, mesmo com essas medidas, o banco não conseguiu reverter a situação e obteve mais um ano de prejuízos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp

Além disso, o setor de fundos de investimento também enfrentou dificuldades em 2023. De acordo com dados, houve uma saída líquida de R$ 127,9 bilhões ao longo do ano. Essa situação reflete a falta de confiança dos investidores e a busca por alternativas mais seguras diante do cenário econômico desafiador. Diante desses resultados negativos, o Banco Nacional Suíço terá que lidar com as consequências financeiras e buscar estratégias para reverter a situação nos próximos anos. A falta de distribuição de dividendos afeta não apenas os acionistas, mas também a confederação suíça e os cantões ou estados individuais, que contavam com esses recursos para suas finanças. A expectativa agora é que o banco adote medidas para reequilibrar suas contas e buscar a recuperação econômica.

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários