Bancos encerram serviço de transferência via DOC a partir desta segunda

Os bancos vão encerrar nesta segunda-feira, 15, possibilidade de realizar transferências por meio do Documento de Ordem de Crédito (DOC), modalidade que existe há mais de quatro décadas.

Por Redação em 15/01/2024 às 09:06:13

Os bancos vão encerrar nesta segunda-feira, 15, possibilidade de realizar transferências por meio do Documento de Ordem de Crédito (DOC), modalidade que existe há mais de quatro décadas. O serviço de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, deixa de ser oferecido a partir das 22 horas. No ano passado, os bancos já haviam anunciado o fim da modalidade de transferência, com data máxima para agendamento em 29 de fevereiro, quando serão finalizados os pagamentos, encerrando definitivamente o sistema. Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixará de ser oferecida, funcionando exclusivamente para operações por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp

Nos últimos anos, tanto o DOC quanto a TED perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central que não possui custos para pessoas físicas. Segundo dados do BC, as transações via Documento de Ordem de Crédito representaram apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no primeiro semestre de 2023, somando um total de 18,3 milhões de operações. Em comparação com outras formas de transferência, o DOC ficou bem atrás em número de transações. Os cheques somaram 125 milhões de operações, seguidos pela TED com 448 milhões, boletos com 2,09 bilhões, cartão de débito com 8,4 bilhões, cartão de crédito com 8,4 bilhões e o Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários