Cenários Nacionais, Respostas Locais - Os Desafios da Gestão Financeira Municipal

Diante desse cenário desafiador, a administração municipal de Rio Brilhante adotou uma postura proativa, focando na transparência e responsabilidade no gerenciamento das contas públicas.

Por Redação em 21/01/2024 às 18:28:07
Foto: RB em Tempo Real

Foto: RB em Tempo Real

A Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, por meio da Secretaria de Finanças, tem desempenhado um papel exemplar na manutenção da saúde financeira local, mesmo diante dos desafios enfrentados em âmbito nacional. A diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a queda no Índice Geral de Preços (IGP-M) ao longo de 2023 trouxeram obstáculos significativos para as administrações municipais em todo o Brasil, mas Rio Brilhante destaca-se pela sua capacidade de resposta.

A diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), transferência constitucional da União para os Municípios, e a queda no Índice Geral de Preços (IGP-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), têm apresentado desafios significativos para as administrações municipais em todo o Brasil. O IGP-M, que encerrou 2023 com uma queda de 3,18%, é crucial não apenas como indicador de reajustes em diversos setores, como energia, telefone e aluguel, mas também serve como referência para os ajustes salariais dos servidores públicos. Paralelamente, o IPCA encerrou o ano com uma alta de 4,62%, refletindo a pressão inflacionária que atinge diversas áreas da economia.

Diante desse cenário desafiador, a administração municipal de Rio Brilhante adotou uma postura proativa, focando na transparência e responsabilidade no gerenciamento das contas públicas. Essa abordagem, mesmo em tempos de queda na arrecadação, tem sido crucial para manter a estabilidade financeira e assegurar o fornecimento contínuo de serviços essenciais à população.

O controle rigoroso das despesas e o estabelecimento de prioridades orçamentárias evidenciam a determinação da Prefeitura em garantir o bem-estar da comunidade. A transparência na divulgação das contas públicas demonstra o compromisso em prestar contas à população, fortalecendo a confiança dos cidadãos na gestão municipal.

Entrevistado sobre a situação financeira, o Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Centenaro Foroni, destacou a importância de manter uma base sólida em meio às adversidades. "Estamos cientes dos desafios que o cenário econômico nacional nos impõe, mas estamos comprometidos em superá-los com responsabilidade e transparência. Nossa administração está em dia com as contas públicas, confiante e com uma base sólida para superar as dificuldades, pensando no crescimento da cidade e no bem-estar de nossa população."

A resiliência demonstrada pela gestão municipal de Rio Brilhante serve como exemplo inspirador em um momento em que muitas cidades enfrentam incertezas financeiras. Ao manter o foco na responsabilidade fiscal e na transparência, a administração local está não apenas garantindo a estabilidade presente, mas também construindo um alicerce sólido para o crescimento futuro da cidade e o bem-estar de seus habitantes.

Fonte: Rio Brilhante em Tempo Real

Comunicar erro

Comentários