Crescem nĂșmeros de atendimentos e serviços na AssistĂȘncia Social entre 2021 e 2023

Diariamente são atendidos 700 usuĂĄrios participantes dos grupos e serviços oferecidos pela AssistĂȘncia Social

Por Mauro Silva em 08/02/2024 às 23:28:13
Sede da Secretaria de Assistência Social (Foto: Rafael Brites)

Sede da Secretaria de Assistência Social (Foto: Rafael Brites)

A atenção dada pela Prefeitura de SidrolĂąndia nos Ășltimos anos no Ăąmbito da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social (Seas), tem apresentado resultados satisfatórios para a população em razão dos investimentos em estrutura e técnicos, que incrementaram as polĂ­ticas pĂșblicas voltadas às famĂ­lias beneficiĂĄrias.

Dados apresentados pela Seas, entre os anos de 2021 e 2023, perĂ­odo da gestão atual, revelam um salto no nĂșmero de atendimentos, de 6 mil (2021) para mais de 8 mil no ano passado.

A Secretaria atribui essa evolução aos investimentos destinados pela Prefeitura ao setor, como a melhoria da estrutura fĂ­sica, logĂ­stica maior em todas as ĂĄreas, aquisição de um micro-ônibus e mais trĂȘs veĂ­culos para o deslocamento das equipes, que toda semana atendem nos assentamentos, nos dois distritos, aldeias e ĂĄrea urbana.

A Secretaria constatou que o aumento nos nĂșmeros acompanhou o crescimento da demanda no atendimento dos benefĂ­cios eventuais que realiza, como os auxĂ­lios cesta bĂĄsica, natalidade, funeral, segunda via de documentação, auxĂ­lio financeiro e aluguel social que estão previstos na Lei do SUAS (Sistema Único de AssistĂȘncia Social).

- Diariamente são atendidos 700 usuĂĄrios participantes dos grupos e serviços oferecidos pela AssistĂȘncia Social – afirmou a secretĂĄria, AletĂąnia Ramires Gomes.

Em relação às cestas bĂĄsicas, mesmo com alguns problemas pontuais, como logĂ­stica, o que gerou atrasos da entrega por alguns fornecedores, o benefĂ­cio eventual é concedido normalmente, e registrou crescimento de 50% de famĂ­lias beneficiĂĄrias em relação aos anos anteriores.

SidrolĂąndia recentemente recebeu o selo da OIM (Organização Internacional de Migração), denominado "Migracidades2023" e se consolidou como uma cidade Amiga da População Migrante, pelo atendimento aos migrantes internacionais que se estabeleceram no municĂ­pio.

Outra novidade proporcionada pela atual gestão, é que SidrolĂąndia oficializou a VigilĂąncia Socioassistencial, setor de grande importĂąncia para a AssistĂȘncia Social, que realiza o mapeamento de dados e faz a gestão de informação das famĂ­lias assistidas.

Medida importante implantada pela Seas é o Plantão Social, com dois profissionais sempre disponĂ­veis, um para a atenção bĂĄsica e outro para a proteção especial, assegurando o rĂĄpido atendimento em todas as situações relacionadas à polĂ­tica de atendimento da Pasta.

Entre as inovações, também deu resultado positivo o NĂșcleo do Cadastro Único, que agora funciona de maneira centralizada, medida que melhorou a qualidade e agilidade do serviço ao usuĂĄrio, inclusive com o novo horĂĄrio, das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço.

- Por estes motivos, houve um crescimento de 200% no nĂșmero de usuĂĄrios cadastrados, a equipe do Cadastro Único, realiza além dos atendimentos no nĂșcleo, realiza visita domiciliares e mutirões para facilitar o acesso dos usuĂĄrios que residem distantes do municĂ­pio em ĂĄreas remotas – explicou a secretĂĄria AletĂąnia.

Após reuniões entre gestores e técnicos do Gabinete da Prefeita e da Secretaria de AssistĂȘncia Social, foi repaginado o antigo projeto "Essa Rua é Nossa" que passou a se chamar "Programa Lapidando Vidas". Com a mudança, o valor mensal repassado subiu de R$ 648,00 para R$ 1.00,00, mais uma cesta bĂĄsica no valor de R$ 300,00. Os participantes do programa renovado devem cumprir a exigĂȘncia de estar estudando, para que conquistem espaço no mercado de trabalho, jĂĄ que este é um projeto social que visa estimular os beneficiĂĄrios a conquistar sua independĂȘncia financeira.

Alguns projetos foram elaborados pelos técnicos da Seas, que resultaram na captação de recursos junto a instituições, como o ItaĂș Social e o Santander, que patrocinam projetos com idosos e crianças.

Um dos trunfos da gestão na ĂĄrea social, é a inscrição de projetos para a busca por recursos privados para fomentar as ações pĂșblicas e também a captação de recursos pela Campanha: "Declare Seu Amor: Leãozinho amigo das crianças adolescentes e idosos" que no ano de 2023 arrecadou R$ 1.040.765,75, recurso que serĂĄ destinado às entidades sociais e projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos.

A administração investiu e qualificou a equipe da AssistĂȘncia Social, e o resultado surgiu, com o aumento de atendimentos, de projetos e de recursos.

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Fonte: Mauro Silva Assessoria de Comunicação da Prefeitura

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