A atenção dada pela Prefeitura de Sidrolândia nos Ășltimos anos no âmbito da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social (Seas), tem apresentado resultados satisfatórios para a população em razão dos investimentos em estrutura e técnicos, que incrementaram as polĂticas pĂșblicas voltadas às famĂlias beneficiĂĄrias.
Dados apresentados pela Seas, entre os anos de 2021 e 2023, perĂodo da gestão atual, revelam um salto no nĂșmero de atendimentos, de 6 mil (2021) para mais de 8 mil no ano passado.
A Secretaria atribui essa evolução aos investimentos destinados pela Prefeitura ao setor, como a melhoria da estrutura fĂsica, logĂstica maior em todas as ĂĄreas, aquisição de um micro-ônibus e mais trĂȘs veĂculos para o deslocamento das equipes, que toda semana atendem nos assentamentos, nos dois distritos, aldeias e ĂĄrea urbana.
A Secretaria constatou que o aumento nos nĂșmeros acompanhou o crescimento da demanda no atendimento dos benefĂcios eventuais que realiza, como os auxĂlios cesta bĂĄsica, natalidade, funeral, segunda via de documentação, auxĂlio financeiro e aluguel social que estão previstos na Lei do SUAS (Sistema Ănico de AssistĂȘncia Social).
- Diariamente são atendidos 700 usuĂĄrios participantes dos grupos e serviços oferecidos pela AssistĂȘncia Social – afirmou a secretĂĄria, Aletânia Ramires Gomes.
Em relação às cestas bĂĄsicas, mesmo com alguns problemas pontuais, como logĂstica, o que gerou atrasos da entrega por alguns fornecedores, o benefĂcio eventual é concedido normalmente, e registrou crescimento de 50% de famĂlias beneficiĂĄrias em relação aos anos anteriores.
Sidrolândia recentemente recebeu o selo da OIM (Organização Internacional de Migração), denominado "Migracidades2023" e se consolidou como uma cidade Amiga da População Migrante, pelo atendimento aos migrantes internacionais que se estabeleceram no municĂpio.
Outra novidade proporcionada pela atual gestão, é que Sidrolândia oficializou a Vigilância Socioassistencial, setor de grande importância para a AssistĂȘncia Social, que realiza o mapeamento de dados e faz a gestão de informação das famĂlias assistidas.
Medida importante implantada pela Seas é o Plantão Social, com dois profissionais sempre disponĂveis, um para a atenção bĂĄsica e outro para a proteção especial, assegurando o rĂĄpido atendimento em todas as situações relacionadas à polĂtica de atendimento da Pasta.
Entre as inovações, também deu resultado positivo o NĂșcleo do Cadastro Ănico, que agora funciona de maneira centralizada, medida que melhorou a qualidade e agilidade do serviço ao usuĂĄrio, inclusive com o novo horĂĄrio, das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço.
- Por estes motivos, houve um crescimento de 200% no nĂșmero de usuĂĄrios cadastrados, a equipe do Cadastro Ănico, realiza além dos atendimentos no nĂșcleo, realiza visita domiciliares e mutirões para facilitar o acesso dos usuĂĄrios que residem distantes do municĂpio em ĂĄreas remotas – explicou a secretĂĄria Aletânia.
Após reuniões entre gestores e técnicos do Gabinete da Prefeita e da Secretaria de AssistĂȘncia Social, foi repaginado o antigo projeto "Essa Rua é Nossa" que passou a se chamar "Programa Lapidando Vidas". Com a mudança, o valor mensal repassado subiu de R$ 648,00 para R$ 1.00,00, mais uma cesta bĂĄsica no valor de R$ 300,00. Os participantes do programa renovado devem cumprir a exigĂȘncia de estar estudando, para que conquistem espaço no mercado de trabalho, jĂĄ que este é um projeto social que visa estimular os beneficiĂĄrios a conquistar sua independĂȘncia financeira.
Alguns projetos foram elaborados pelos técnicos da Seas, que resultaram na captação de recursos junto a instituições, como o ItaĂș Social e o Santander, que patrocinam projetos com idosos e crianças.
Um dos trunfos da gestão na ĂĄrea social, é a inscrição de projetos para a busca por recursos privados para fomentar as ações pĂșblicas e também a captação de recursos pela Campanha: "Declare Seu Amor: Leãozinho amigo das crianças adolescentes e idosos" que no ano de 2023 arrecadou R$ 1.040.765,75, recurso que serĂĄ destinado às entidades sociais e projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos.
A administração investiu e qualificou a equipe da AssistĂȘncia Social, e o resultado surgiu, com o aumento de atendimentos, de projetos e de recursos.