Vereador Cleyton propõe equipe de atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes autistas na região do Assentamento Barra Nova e Capão Bonito

A presença dessa equipe de profissionais capacitados na região pode servir como um ponto de referência para a conscientização e educação sobre o TEA

Por Cleber Ramirez em 02/04/2024 às 13:40:04
Foto: karina Souza

Foto: karina Souza

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a atenção para as necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é destacada em diversas partes do mundo. Neste contexto, o vereador Cleyton Martins apresentou uma indicação crucial para a comunidade do Assentamento Barra Nova e Capão Bonito I e Capão Bonito II: a criação de uma equipe de atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes com TEA e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que residem nessa região.

A indicação surgiu a partir do pedido de uma moradora local, que, como muitas outras famílias, enfrenta dificuldades para acessar os serviços de saúde essenciais para seu filho autista. O vereador explica que muitos pais e responsáveis não possuem condições financeiras para deslocamentos constantes até a cidade. Esta realidade de dificuldade de acesso aos serviços de saúde especializados é uma situação enfrentada por muitas famílias em áreas mais distantes dos centros urbanos.

Com essa equipe multidisciplinar proposta, formada por profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, as crianças e adolescentes autistas da região teriam a oportunidade de receber atendimento próximo de suas casas. Essa proximidade não só facilitaria o acesso, mas também traria benefícios imensuráveis para o desenvolvimento e qualidade de vida desses jovens.

O vereador ressalta a importância dessa iniciativa para o bem-estar não só das crianças e adolescentes com TEA e TDAH, mas também para suas famílias. O impacto de um tratamento contínuo e próximo de casa pode ser transformador, não apenas no desenvolvimento das habilidades desses jovens, mas também na redução do estresse e dos desafios logísticos enfrentados pelas famílias.

Além disso, a presença dessa equipe de profissionais capacitados na região pode servir como um ponto de referência para a conscientização e educação sobre o TEA, promovendo uma maior compreensão e aceitação na comunidade. A indicação foi aprovado de forma unânime pelos demais vereadores visto a importância da indicação.

Fonte: Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação CMS

Comunicar erro

Comentários