Vale Universidade IndĂ­gena abre perĂ­odo de inscrição nesta segunda-feira

O perĂ­odo para inscrição no Vale Universidade IndĂ­gena termina às 16h do dia 21 de maio.

Por Redação em 03/05/2021 às 10:46:22
Foto: Saul Schramm/Arquivo

Foto: Saul Schramm/Arquivo

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, AssistĂȘncia Social e Trabalho (Sedhast) abre, a partir desta segunda-feira (3), o perĂ­odo de inscrição no Programa Vale Universidade IndĂ­gena, processo seletivo 2021. O acadĂȘmico, estudante da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e que comprove etnia pelos documentos solicitados, pode realizar sua inscrição por meio do site da Sedhast, www.sedhast.ms.gov.br.

Conforme a Resolução publicada no DiĂĄrio Oficial do Estado (DOE) nÂș 10.416, e que pode ser conferida aqui, o Programa Vale Universidade IndĂ­gena tem como objetivo dar oportunidade ao acadĂȘmico indĂ­gena da UEMS, apoiando a sua permanĂȘncia na instituição mediante a concessão de benefĂ­cio social.

"É de extrema importância que o acadĂȘmico se atente em relação ao preenchimento da ficha de inscrição. Ela deve ser preenchida com todos os dados. Também é importante lembrar que na Ășltima aba é que de fato é realizada a inscrição. Portanto, não basta apenas o acadĂȘmico preencher a ficha apenas no começo, mas sim realizar a inscrição até o final. Outro ponto extremamente importante e que o acadĂȘmico deve observar é o momento de anexar os documentos no sistema. Caso os documentos não sejam anexados, o acadĂȘmico serĂĄ inabilitado", explica a superintendente de Projetos Especiais da Sedhast, Eliane AlcarĂĄs.

A publicação traz ainda que a comprovação de que o acadĂȘmico é realmente indĂ­gena poderĂĄ ser feita por meio do Registro Administrativo de Nascimento de Índio (RANI), por exemplo. Não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação pelo programa e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mediante apresentação da Folha de Rosto de Atualização Cadastral do NĂșmero de Identificação Social (NIS), também são alguns dos pré-requisitos.

Em caso de fraude na documentação apresentada ou omissão/não veracidade das informações prestadas, o candidato serĂĄ automaticamente desligado do Processo Seletivo e sujeito às sanções cabĂ­veis. O perĂ­odo para inscrição no Vale Universidade IndĂ­gena termina às 16h do dia 21 de maio.

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Comunicar erro

ComentĂĄrios