Assomasul debate ações para a prevenção da corrupção em MS

Plataforma online e gratuita auxilia as instituições no combate à corrupção

Por Lethycia Anjos Capital News em 21/07/2021 às 21:17:07
Reunião entre os dirigentes municipais./ Foto: Assomasul.

Reunião entre os dirigentes municipais./ Foto: Assomasul.

Associação dos MunicĂ­pios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), promoveu na Ășltima segunda-feira (20), uma reunião para debater junto aos gestores pĂșblicos dos 79 municĂ­pios do Estado, as novas ações do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

Estiveram reunidos junto ao Diretor geral da Assomasul Rogério Rosalin, Mario Junior Bertuol (secretĂĄrio do TCU-MS e Coordenador da rede de Controle no MS) e José Ricardo Paniagua Justino (Auditor do TCE/MS e membro da coordenação do PNPC pela Rede de Controle de MS), com a presença de Guilherme Azambuja (Assessor JurĂ­dico da Assomasul) e Mariana Garrido (SecretĂĄria da diretoria), discutindo sobre a novas ações rede de Controle de Gestão PĂșblica contra a corrupção.

O e-Prevenção consiste em uma plataforma online e gratuita, que avalia os possĂ­veis pontos de vulnerabilidade à corrupção, a partir do diagnóstico, é formulado um plano de ação especĂ­fico e adequado para atender às demandas da entidade. Conforme a Assomasul, por meio da plataforma os dirigentes municipais podem realizar uma auto avaliação para verificar o quanto estão suscetĂ­veis à ocorrĂȘncia de fraude e corrupção.

A iniciativa foi criada com objetivo de proporcionar aos gestores maior segurança para a tomada de suas decisões em diferentes situações como ao assinar um documento, contrato ou autorizar pagamentos. A plataforma disponibiliza um autosserviço e autodiagnóstico, por meio de um sistema amigĂĄvel, com perguntas de fĂĄcil compreensão, que contam com todas as orientações necessĂĄrias para que os gestores e suas equipes identifiquem possĂ­veis fragilidades, e assim implementarem ações de controles preventivos.

Segundo a Assomasul, o programa é de carĂĄter eminentemente orientativo e pedagógico, servindo exclusivamente para ações que visam a redução da suscetibilidade à corrupção em organizações pĂșblicas brasileiras, não dispondo de rankings ou qualquer outro meio de exposição dos dados individuais das empresas. Conforme a assessoria, a plataforma divulga nĂșmeros que traduzem os resultados consolidados, para o mapeamento das deficiĂȘncias gerais que necessitam orientações e treinamentos.

O PNPC foi implementado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), sob a coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). O projeto conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos MunicĂ­pios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos MunicĂ­pios (CNM).

Fonte: Lethycia Anjos Capital News

Comunicar erro

ComentĂĄrios