Governo mantém contato com empresa de bilionário Elon Musk para instalação da tecnologia da SpaceX no AM

Por Redação em 02/05/2022 às 20:10:04
Musk já havia manifestado interesse em iniciar operações da Starlink na região. Apesar de contato, Governo do Amazonas não falou sobre prazos e outros detalhes sobre as tratativas. Elon Musk em foto de 13 de agosto de 2021

Patrick Pleul/Reuters

O Governo do Amazonas afirmou que mantêm contato com a empresa do bilionário Elon Musk, para instalação da tecnologia da SpaceX, no estado, nesta segunda-feira (2). Musk já havia manifestado interesse em iniciar operações da Starlink na região.

A Nova opção de matriz econômica, fortalecimento do uso da inteligência artificial e inserção na indústria 4.0.

Tecnologia da Space X deve contribuir para desenvolvimento da Amazônia

Ministro se reúne com Elon Musk nos EUA e pede ajuda para levar internet à Amazônia

Anatel autoriza Starlink, do empresário Elon Musk, a oferecer internet via satélite no Brasil

“Elon Musk demonstrou interesse em trazer investimentos para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia. A Amazônia está chamando vocês”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima sobre o interesse do bilionário.

Conforme ofício enviado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Starlink informou que pretende começar a prover serviços de banda larga a clientes no Brasil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira, explicou que o Estado está trabalhando para atender ao pleito da Starlink.

“Ontem mesmo tivemos uma videoconferência com representantes da empresa, em Nova York, e estamos em tratativas”, disse o secretário, sem informar prazos e outros detalhes sobre as tratativas.

O g1 tentou entrar em contato com a empresa de Elon Musk, mas não obteve retorno.

Starlink

A Starlink usa satélites avançados em órbitas baixas e, segundo explica, possibilita chamadas de vídeo, streaming e outras atividades com velocidades de até 200Mb/s.

Faturamento e impostos

Com escritório em território brasileiro, a Starlink estima um faturamento de US$ 7,5 milhões. No primeiro ano, a expectativa é passar de 60 mil clientes, especialmente de estados do Sul e Sudeste.

Como retorno ao Estado, a arrecadação de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no início da operação pode chegar a R$ 97 milhões, conforme o Governo do Amazonas.

VÍDEOS mais assistidos do Amazonas

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

Sidro Nina Central