Na área rural, famílias podem fazer autoleitura do consumo de energia elétrica

Medida permite até mesmo que consumidores se organizem financeiramente

Por Redação em 26/05/2022 às 17:47:35
Foto: Assessoria EMS

Foto: Assessoria EMS

Em Mato Grosso do Sul, quase 100 mil famílias vivem em áreas rurais, com acesso à energia elétrica. Por morarem em áreas de difícil acesso, a Energisa disponibiliza um calendário para que as próprias famílias façam a leitura do consumo de energia elétrica.

No campo, a medição é feita de forma diferente da realizada na cidade. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio de uma resolução, autoriza que a leitura seja feita pelas concessionárias a cada três meses.

"Isso acontece porque as distâncias entre consumidores são muito maiores. Em Mato Grosso do Sul, particularmente, a área de cobertura é maior do que a de alguns países, por exemplo", explica o coordenador Comercial Jonas Ortiz, da Energisa em Mato Grosso do Sul.

Com o calendário rural, o cliente aprende a fazer a própria leitura de forma simples, prática e segura. O consumidor só precisa visualizar os números que estão no medidor, sem precisar ter contato direto com o aparelho. Com os números anotados, ele repassa para a Energisa, por meio dos canais de atendimento, como o WhatsApp da Gisa ou o próprio aplicativo da empresa.

Susete Maria de Oliveira, moradora do loteamento Morada do Sol, já faz a própria leitura. "Na área rural, realmente é muito difícil o acesso e até mesmo encontrar gente em casa. A facilidade de passar (o consumo) pelo WhatsApp ou pelo aplicativo é muito boa para a gente. Nós mesmos fazemos a leitura e passamos os números", explica.

O calendário rural já está sendo entregue às famílias pelos leituristas da Energisa no momento da medição. A leitura pode ser enviada por meio do call center, site (www.energisa.com.br), pelo aplicativo Energisa ON ou pelo WhatsApp da Gisa, no número (67) 99980-0698.

Fonte: Assessoria de comunicação EMS

Comunicar erro

Comentários