VĂ­timas de violĂȘncia domĂ©stica poderão receber ajuda financeira

A verba social visa ajudar financeiramente as vĂ­timas de domĂ©stica e familiar para que não retornem ao convĂ­vio com os agressores.

Por Osvaldo Júnior em 08/03/2023 às 16:55:16
Deputado Lidio Lopes durante sessão ordinária; parlamentar é o autor da proposta/Foto: Luciana Nassar

Deputado Lidio Lopes durante sessão ordinária; parlamentar é o autor da proposta/Foto: Luciana Nassar

Mulheres vĂ­timas de violĂȘncia poderão receber amparo financeiro temporĂĄrio. A medida é prevista no Projeto de Lei 53/2023, apresentado nesta quarta-feira (8) pelo deputado Lidio Lopes (Patriota). Chamada de AuxĂ­lio Maria da Penha, a verba social visa ajudar financeiramente as vĂ­timas de doméstica e familiar para que não retornem ao convĂ­vio com os agressores.

De acordo com a proposta, "o AuxĂ­lio Maria da Penha corresponde à concessão mensal de valor a ser fixado pelo Poder Executivo Estadual, não podendo ser inferior ao menor salĂĄrio mĂ­nimo vigente". Terão prioridade, no recebimento do benefĂ­cio, as mulheres em situação de vulnerabilidade que tenham filhos menores de idade.

"O presente Projeto de Lei visa assegurar à mulher vĂ­tima de violĂȘncia doméstica o direito de receber auxĂ­lio financeiro provisório, com objetivo de inicialmente de retirar a vĂ­tima da dependĂȘncia financeira de seu agressor e possibilitar a reconstrução de suas trajetórias de vida e, ainda, garantir condições mĂ­nimas de sobrevivĂȘncia às mulheres ameaçadas ou vĂ­timas de violĂȘncia doméstica, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica", afirma o parlamentar na justificativa da proposta.

O projeto deve ser lido na sessão desta quinta-feira (9). Depois do perĂ­odo para recebimento de eventuais emendas, serĂĄ analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se tiver parecer favorĂĄvel quanto à constitucionalidade, continua tramitando com anĂĄlises e votações em comissões de mérito e em sessões plenĂĄrias.

Fonte: ALMS

Comunicar erro

ComentĂĄrios