Energisa previne sobre como evitar acidentes com a rede elétrica

Dicas de segurança ajudam a reduzir o número de ocorrências e vítimas

Por Redação em 24/03/2023 às 11:51:10
Construcao Foto Ilustrativa

Construcao Foto Ilustrativa

Somente no ano de 2022, foram registrados 17 acidentes com a rede de energia elétrica em todo o estado, sendo 8 com vítimas fatais. Em 2023, até o mês de março, já foram registrados três acidentes, sendo 1 no campo, 1 na construção civil e 1 na telefonia, felizmente sem nenhum óbito.

As principais causas estão relacionadas ao uso de equipamentos e objetos nas proximidades da rede elétrica, como instrumentos agrícolas, ferramentas usadas por pedreiros, serventes e pintores, e até mesmo objetos improvisados para cortar árvores e galhos de residências.

As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

"Os profissionais devem ficar atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica, que deve ser de dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes. Os cuidados também devem existir durante os serviços de pinturas e instalações de antenas de TV. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho", declara Wagner Lima, Técnico em Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso do Sul.

A conscientização e a prevenção são as principais ferramentas para evitar acidentes. Pensando nisso, a Energisa organizou dicas de segurança com o objetivo de compartilhar mais informações e esclarecimentos à população sobre os riscos e perigos relacionados ao trabalho nas proximidades da rede de energia elétrica. O objetivo é o de reduzir a quantidade de acidentes e, consequentemente, de vítimas fatais.

*Orientações de segurança*

- Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

- Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;

- Quando se trata de rede de distribuição, não existe cabo isolado, sempre considere o condutor como energizado;

- Sempre use os equipamentos de segurança;

- Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;

- Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;

- Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.

- Ao instalar uma antena, garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos.

Sobre a Energisa

Com 118 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Nosso portfólio abrange 10 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

Fonte: Assessoria Energisa

Comunicar erro

Comentários