Gordon Moore, cofundador da Intel e 'profeta' da tecnologia, morre aos 94 anos

Por Redação em 24/03/2023 às 21:44:46
Além de fundar duas empresas de sucesso no ramo da tecnologia, Moore fez uma previsão que se tornou uma lei que leva o seu nome. Gordon Moore é criador da Lei de Moore e participou da fundação da Intel na década de 1960

Intel Corporation

Gordon Moore, cofundador da Intel, morreu aos 94 anos, nesta sexta-feira (24), informou a empresa. Ele estava em sua casa no Havaí, rodeado pela família.

Moore e Robert Noyce fundaram a Intel em julho de 1968. Ele foi vice-presidente executivo até 1975, quando se tornou presidente. Em 1997, Moore tornou-se presidente emérito, deixando o cargo em 2006.

Durante sua vida, ele também se dedicou a projetos de conservação ambiental e ciência. Junto com sua esposa ele fundou a Gordon and Betty Moore Foundation, que doou mais de US$ 5,1 bilhões para causas beneficentes desde sua fundação em 2000.

Gordon Moore teve papel importante no desenvolvimento da tecnologia contemporânea

Intel Corporation

“Aqueles de nós que conheceram e trabalharam com Gordon serão para sempre inspirados por sua sabedoria, humildade e generosidade”, disse o presidente da fundação, Harvey Fineberg.

Além do papel de Moore na fundação de duas das empresas pioneiras de tecnologia do mundo, ele previu em 1965 que o número de transistores em um circuito integrado dobraria a cada ano – uma previsão que veio a ser conhecida como Lei de Moore.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários