Por 7 a 2, Câmara rejeita cassar mandato do prefeito de Nova Alvorada do Sul

José Paulo Paleari foi acusado de favorecer uma de suas empresas e não responder aos requerimentos de vereadores

Por Adriel Mattos em 24/05/2023 às 13:40:44
Foto: Divulgação/CMNAS

Foto: Divulgação/CMNAS

A Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul rejeitou nesta quarta-feira (23) um pedido de cassação do mandato do prefeito José Paulo Paleari (PP). Ele foi acusado de favorecer uma de suas empresas e não responder aos requerimentos de vereadores.

A denúncia teve sete votos contrários e dois a favor. Foram contrários Andrea Fim (PP), Edir Mesquita (MDB), Renilson (PP), Israel Gomes (PDT), Roberto da Cimentaço (PP), Rogério Casarotto (PP) e Ronaldo do Volta Redonda (Patriota).

Paulo Puffy (PT) e Rober da Pax (Republicanos) foram favoráveis. Iris Gabriela (Republicanos) estava ausente e o presidente Sidcley Brasil (União) não vota.

Com isso, o pedido sequer será apreciado e foi arquivado. Paleari negou as acusações e disse ser alvo de perseguição política.

Morador pede cassação de prefeito de Nova Alvorada do Sul

O pedido foi protocolado por um morador da cidade. Na peça, consta que Paleari seria sócio administrador da empresa GP Negócios Imobiliários. Pela Lei Orgânica do Município, prefeitos não podem estar vinculados a empresas quando assumem o cargo.

"Cabe informar que no benefício próprio e de sua empresa, o mesmo construiu uma quadra de esportes, em parceria com Governo do estado, no loteamento de propriedade da empresa. Com poder de prefeito o mesmo indicou o local para ser construída a obra, sendo que o município tem várias outras áreas disponíveis, e áreas mais carentes no município, não somente em loteamento particular, sem quase residências no entorno da construção", escreveu.

A arena esportiva foi construída no âmbito do programa MS Bom de Bola. A reportagem não encontrou dados sobre a construção do complexo alvo da denúncia.

Além disso, Paleari não estaria respondendo pedidos de informação de vereadores. "O prefeito municipal, ao negar o atendimento aos requerimentos, impede que o poder legislativo realize seus trabalhos, violando o princípio da independência dos poderes, afrontando a Lei Orgânica Municipal e a Constituição Federal", pontuou o eleitor.

Prefeito alega perseguição política e diz que denúncia é normal

Paleari alegou "perseguição política" ao negar as acusações. "As denúncias são infundadas: jamais neguei qualquer tipo de documento ou informação para qualquer pessoa que quiser fiscalizar a administração", disse ao Jornal Midiamax.

"Quanto às empresas, também não tenho preocupação, exerço atividade empresarial muito antes de ser prefeito, e sempre com ética e muita responsabilidade", lembrou.

Para ele, "esse tipo de denúncia é normal". Isso porque justifica que "os grupos políticos que historicamente comandaram Nova Alvorada do Sul querem achar alguma forma desesperada de atingir nossa administração, que fez muito mais que eles em muito menos tempo".

Por fim, ele disse que iria provar estar dentro da lei. "Vamos provar que não há nada de errado, e confiamos no julgamento dos vereadores que são parceiros da administração e do desenvolvimento do nosso município", pontuou.

Fonte: Midiamax

Comunicar erro

Comentários