Leis do deputado Jamilson Name são reforços importantes na defesa dos direitos dos idosos de Mato Grosso do Sul

O mandato do deputado estadual Jamilson Name (PSDB) se destaca pelo trabalho em defesa dos interesses e direitos das pessoas idosas.

Por Redação em 15/06/2023 às 13:48:00
Deputado Jamilson Name (PSDB)/Foto: Assessori

Deputado Jamilson Name (PSDB)/Foto: Assessori

O Dia Mundial da Conscientização da ViolĂȘncia Contra a Pessoa Idosa é celebrado anualmente no dia 15 de junho. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à ViolĂȘncia à Pessoa Idosa. Em Mato Grosso do Sul, o mandato do deputado estadual Jamilson Name (PSDB) se destaca pelo trabalho em defesa dos interesses e direitos das pessoas idosas.

Entre as ações, podemos destacar a Lei nÂș 6.012, de 21 de dezembro de 2022, que acrescentou dispositivos à Lei nÂș 2073/2000 – (Lei da Política Estadual do Idoso). As modificações propostas pelo parlamentar tĂȘm a finalidade de incluir como diretriz da Política Estadual do Idoso, a atenção aos idosos vítimas de qualquer tipo de violĂȘncia.

As alterações propostas por Jamilson tornaram-se um incentivo para que o poder público promova os ajustes necessĂĄrios para fazer frente às situações de violĂȘncia que atingem os idosos que procuram os serviços de saúde, como p.ex., a inserção, no sistema de atendimento de saúde, durante a anamnese, da verificação de ocorrĂȘncia de negligĂȘncia e/ou abandono da família; a notificação, às autoridades competentes e instituição de proteção aos idosos, dos casos de violĂȘncia doméstica constatados, fornecendo dados necessĂĄrios e sugerindo soluções, caso julgue necessĂĄrio, para que as autoridades adotem as providĂȘncias legais cabíveis, dentre outras providĂȘncias.

Outra iniciativa do deputado Jamilson, é o Projeto de Lei 85/2023, que tem por objetivo assegurar que o cliente idoso tenha ciĂȘncia dos termos dos contratos de operação de crédito firmados por meio eletrônico ou telefônico, não permitindo que os idosos façam essas operações por meio telefônico ou eletrônico, haja vista os inúmeros casos em que esses cidadãos são ludibriados, jĂĄ que recebem, constantemente, ligações de empresas de crédito que oferecem empréstimos com base nas informações de suas aposentadorias, induzindo-os a contratação.

A proposta tem a finalidade de proporcionar mais segurança nessas contratações de operações de crédito, sejam elas, de serviços ou produtos na modalidade de consignação para desconto em aposentadorias, pensões, pecúlios, poupanças, contas correntes, tais como empréstimos, financiamentos, arrendamentos, hipotecas, seguros, aplicações financeiras investimentos, ou qualquer outro tipo de operação que possua natureza de crédito. A matéria foi aprovada em primeira votação e discussão na Casa de Leis, e retornarĂĄ para mais uma votação em plenĂĄrio.

"Meu mandato no Parlamento Estadual tem a proposta fundamental de ser um meio para buscar melhorias e desenvolvimento para nossa população. Creio que estou no caminho certo, buscando sempre por recursos e formas de realizar o trabalho com eficiĂȘncia, através dos projetos, indicações e direcionamento de emendas. As causas e anseios dos nossos idosos são sempre assuntos prioritĂĄrios, pois carecem de atenção e proteção. Trabalho para que meu mandato seja um instrumento de respaldo e guarida, para que possam levar uma vida com bem-estar, respeito e dignidade", salientou o parlamentar.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Deputado estadual Jamilson Name (PSDB)

Comunicar erro

ComentĂĄrios