Funtrab e Hemosul atuam em parceria em prol da Campanha 'Junho Vermelho' na Capital e interior

Nesta sexta-feira(16.06), será realizada uma ação simultânea no Estado.

Por Redação em 15/06/2023 às 13:53:30
Foto: Funtrab-MS

Foto: Funtrab-MS

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue(14 de junho) e para reforçar a importância da doação de sangue na sociedade, a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) e o Hemosul realizam parceria em prol da campanha "Junho Vermelho" na Capital e em nove municípios no interior do Estado.

Nesta sexta-feira(16.06), será realizada uma ação simultânea no Estado. Na Capital, a partir das 14 horas, representantes do Hemosul ministrarão palestras sobre doação de sangue e orientações aos servidores e ao público em geral na Funtrab, à Rua 13 de maio, 2.773, Centro. Já nas Casas do Trabalhador de Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã, Paranaíba, Três Lagoas, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana, o evento começa a partir das 8 horas. Não haverá interrupção do atendimento das agências. Durante todo o mês de junho, várias ações são realizadas pelos órgãos de saúde e pelo Hemosul, portanto, muitas pessoas são estimuladas a fazer a sua primeira doação.

O diretor-presidente da Funtrab Ademar Silva Júnior apoia para que a Campanha "Junho Vermelho" de 2023 tenha ação multiplicadora. "O ato de doar sangue contribui efetivamente para melhorar a sociedade, as instituições e principalmente, as pessoas. A parceria Funtrab/ Hemosul busca engajar doadores em ações de responsabilidade social, mantendo os estoques abastecidos ao longo do ano e não apenas em datas específicas", acrescenta Ademar Jr.

A Funtrab, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), busca sensibilizar os servidores a tornarem-se doadores e contribuírem para salvar mais vidas, visto que, devido à chegada do inverno, junho é um período com baixo índice de doações e consequentemente, há maior incidência de infecções respiratórias. Além do período das férias escolares em que mais famílias viajam, o que contribui para a redução de bolsas de sangue. Um único doador pode salvar até quatro vidas de pessoas que necessitam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras e também de pacientes acometidos por leucemias e anemias que dependem de transfusões periódicas durante o tratamento.

Como doar

Para doar, basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Também é necessário ter entre 16 a 69 anos e pesar 51 kg ou mais.

Entre as regras, o doador deve evitar o consumo de álcool 12 horas antes do momento de ir realizar a doação de sangue.

O Hemosul também ressalta que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.



Fonte: Cláudia Yuri, Assessoria de Comunicação Funtrab

Comunicar erro

Comentários