'Ao lado' de Campo Grande, Sidrolândia Ă© a pequena gigante que aposta no desenvolvimento

MunicĂ­pio fica a 70 km de Campo Grande e Ă© destaque no agronegócio

Por Redação em 06/07/2023 às 18:23:13
Visão aérea de Sidrolândia. (Foto: Prefeitura Municipal)

Visão aérea de Sidrolândia. (Foto: Prefeitura Municipal)

Localizada na região centro-norte do Estado, Sidrolândia é a "pequena gigante sul-mato-grossense' que segue tendĂȘncia de desenvolvimento e expansão. A 70 quilômetros de Campo Grande, o municĂ­pio é importante rota para escoamento da produção local e destaque no setor agropecuĂĄrio, que tem crescido consideravelmente na região.

Conforme censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica), o municĂ­pio teve alta de 0,94% na quantidade de população, saltando de 42.132 em 2010, para 47.118 em 2022.

No nĂșmero de domicĂ­lios recenseados a elevação foi ainda maior, saindo de 15.042 para 20.027 no perĂ­odo de 12 anos. Apesar disso, na avaliação da prefeita Vanda Camilo (PP), os nĂșmeros apresentados não retratam a realidade com precisão e são ainda maiores.

"Essa discordância se deve ao fato de que, ano após ano, a demanda pelos serviços essenciais como saĂșde, educação, assistĂȘncia social e infraestrutura rural, tem aumentado significativamente. Se a demanda estĂĄ crescendo, é porque a população habitacional também estĂĄ crescendo, e o aumento na demanda por esses serviços demonstra a necessidade de investimentos contĂ­nuos e recursos adequados para atender às demandas da população", comenta.

Eleita com 10.768 votos, Vanda destaca os pontos positivos de se viver e administrar a cidade. Segundo ela, a localização estratégica de Sidrolândia, a cerca de 70 quilômetros de Campo Grande, é um dos fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento da cidade.

"Temos acesso a importantes rodovias, como a BR-060 e a BR-163. Essa localização facilita o transporte de mercadorias, a conectividade com outras cidades e o acesso a serviços e oportunidades regionais", pontua.

Com ĂĄrea de 5,2 mil quilômetros quadrados, o municĂ­pio também se transformou em importante polo do agronegócio de Mato Grosso do Sul.

"A presença do agronegócio, indĂșstria e comércio impulsiona o desenvolvimento de cadeias produtivas em Sidrolândia, abrangendo diversos segmentos da economia. O municĂ­pio possui uma produção de grãos em grande escala, com destaque para o milho e a soja, além de indĂșstrias de aves em grande escala e um frigorĂ­fico de bovinos. Recentemente, houve a chegada da produção de suĂ­nos. Essa diversificação agrega valor à produção e contribui para a economia local, gerando emprego e renda para a população", acrescenta Vanda.

Desafios

Entre as dificuldades da gestão, aprimoramento da infraestrutura da saĂșde pĂșblica ainda é o principal desafio. "Fornecer equipamentos para realizar exames de alta complexidade são ações essenciais para promover um atendimento mais eficiente, reduzir o tempo de espera, possibilitar diagnósticos precoces e melhorar a qualidade de vida da população", pontua a prefeita.

Entre os desafios, ela ainda lista a construção de casas populares, recuperação e manutenção das estradas vicinais e construção de novas escolas.

Para quem mora em Sidrolândia, a tranquilidade do dia a dia na cidade pequena é motivo para não querer ir embora. "JĂĄ morei em Campo Grande e sei como é viver em cidade maior. Aqui é tudo mais perto e rĂĄpido, além disso, o pessoal é mais acolhedor", comenta Gerciane Cardoso, de 32 anos.

Segundo ela, saĂșde e infraestrutura das ruas são pontos que ainda deixam a desejar, mesmo assim, a tranquilidade é o que faz querer continuar a viver no municĂ­pio. "Eu não trocaria aqui por outra cidade", finaliza.

Fonte: Midiamax

Comunicar erro

ComentĂĄrios