Operação SEPULCRO: PolĂ­cia Civil Conclui Investigações e Prende Suspeitos de HomicĂ­dios em TrĂȘs Lagoas

Cerca de 70 policiais da PolĂ­cia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul participaram ativamente da ação

Por Redação em 09/08/2023 às 22:16:34

A PolĂ­cia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, no inĂ­cio desta quarta-feira, 09/08, a impactante Operação SEPULCRO, resultado da conclusão das investigações relacionadas a trĂȘs casos de homicĂ­dio que chocaram a cidade no ano passado, A ação foi liderada pela Delegacia Regional de PolĂ­cia de TrĂȘs Lagoas, com o apoio da Seção de Investigações Gerais (SIG) e do NĂșcleo Regional de InteligĂȘncia (NRI).

O desdobramento da operação abrangeu simultaneamente trĂȘs estados da federação, atingindo cidades como TrĂȘs Lagoas/MS, Campo Grande/MS, Dourados/MS, Andradina/SP e Fortaleza/CE. As atividades se estenderam por ruas e estabelecimentos penais desses locais.

A ação contou com a colaboração de unidades policiais subordinadas ao Departamento de PolĂ­cia do Interior (DPI), Departamento de PolĂ­cia da Capital (DPC) e Departamento de PolĂ­cia Especializada (DPE), bem como com a cooperação das PolĂ­cias Civil dos estados de São Paulo e CearĂĄ. Além disso, a AGEPEN (AgĂȘncia Estadual de Administração do Sistema PenitenciĂĄrio) de Mato Grosso do Sul, a CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) da SEJUSP/MS e a SAP/SP (Secretaria de Administração PenitenciĂĄria) do Estado de São Paulo foram peças fundamentais nessa operação conjunta.

Cerca de 70 policiais da PolĂ­cia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul participaram ativamente da ação, provenientes de diversas delegacias da cidade de TrĂȘs Lagoas, além das 5ÂȘ e 6ÂȘ Delegacias de PolĂ­cia de Campo Grande/MS, DERF, DEFURV, DELEAGRO, POLINTER, DEOPS, GOI e DEFRON.

A investigação abordou trĂȘs homicĂ­dios ocorridos em TrĂȘs Lagoas no ano anterior, todos ligados a um grupo criminoso. Na ocasião, num perĂ­odo de 15 (quinze) dias, no mĂȘs de setembro do ano passado, trĂȘs corpos foram encontrados em regiões periféricas, dois deles na região conhecida como Cascalheira, e outro nas proximidades da PenitenciĂĄria de Segurança Média, os trĂȘs corpos apresentavam as mesmas caracterĂ­sticas, estando parcial ou totalmente carbonizados, com as mãos amarradas, e deixados em locais ermos.

Durante cerca de dez meses, a SIG e o NRI de TrĂȘs Lagoas, com o apoio de todas as delegacias da região, se empenharam na apuração dos fatos, identificando todos os envolvidos, incluindo mandantes, executores e coautores, desde aqueles que conduziram as vĂ­timas até os locais dos crimes, daqueles que participaram dos "julgamentos", dos que efetivamente praticaram as ações que causaram as mortes e daqueles que dispensaram os corpos nos locais que foram encontrados.

A investigação culminou na emissão de 26 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão. Com a aprovação do Ministério PĂșblico, as ordens judiciais foram expedidas pelo JuĂ­zo da 1ÂȘ Vara Criminal e do Tribunal do JĂșri de TrĂȘs Lagoas.

Embora a maioria dos alvos tenha sido localizada e detida, dois indivĂ­duos permanecem foragidos da Justiça. A Operação SEPULCRO demonstra o compromisso contĂ­nuo da PolĂ­cia Civil em garantir a segurança da população e combater ativamente a criminalidade.

Fonte: PC/MS

Tags:   Geral
Comunicar erro

ComentĂĄrios