Projeto do ver. Claudinho Serra é aprovado na Câmara Municipal e torna Campo Grande a Capital do Agro do Brasil

As indicações abrangem desde melhorias em escolas até questões de segurança, lazer e saneamento básico.

Por Redação em 25/10/2023 às 15:48:01
Ver. Claudinho Serra(PSDB)/Foto: Assessoria

Ver. Claudinho Serra(PSDB)/Foto: Assessoria

Campo Grande agora ostenta o título de "Capital do Agro" do Brasil, após sanção pela prefeita Adriane Lopes (PP) ao projeto apresentado e aprovado na Câmara Municipal pelo vereador Claudinho Serra (PSDB).

A sanção foi publicada na edição extra do Diogrande de terça-feira (24), selando oficialmente o novo status da cidade.

A conquista desse título é respaldada por dados relacionados à produção agrícola da cidade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base no ano de 2021 e divulgado no final de 2022, Campo Grande registrou um faturamento bruto da produção agrícola no valor de R$ 1,231 bilhão. Esse resultado foi obtido a partir da colheita de 738.379 toneladas de produtos em uma área plantada de 161.064 hectares. Essa combinação única de valores coloca Campo Grande no topo do ranking das capitais brasileiras em termos de rentabilidade na produção agropecuária.

O vereador Claudinho Serra enfatiza que o título é mais do que merecido, considerando o desempenho excepcional de Campo Grande no setor agropecuário. "Dados do IBGE revelam que Campo Grande é líder indiscutível em faturamento bruto da produção agrícola, área plantada e produção em toneladas entre as capitais brasileiras", afirma o vereador.

A característica singular da cidade desempenha um papel crucial no sucesso econômico. Além disso, a vasta área rural de 8.096 quilômetros quadrados, dos quais apenas cerca de 300 km² são ocupados pela zona urbana, contribui significativamente para a produção agrícola, solidificando a posição de liderança de Campo Grande nesse segmento em todo o país.

A soja é a cultura predominante, respondendo por R$ 1,009 bilhão do valor bruto da produção local, cultivada em uma área de 94 mil hectares e colhendo um total de 394.800 toneladas. Além disso, a cidade também tem uma produção considerável de milho, mandioca, melancia, feijão, algodão, cana-de-açúcar e muito mais.

Comparando os números com outras capitais brasileiras, a vantagem de Campo Grande é inegável. O segundo maior valor bruto da produção agrícola entre as capitais é o de Porto Velho (RO), que fica muito aquém do desempenho de Campo Grande. Outras capitais, como Maceió (AL) e Palmas (TO), embora produzam em grande volume, não alcançam a rentabilidade da produção de Campo Grande.

"A aprovação do nosso projeto, que foi elaborado e certificado junto aos representantes do setor que atuam na Capital, é um reconhecimento justo de sua contribuição excepcional para a economia agrícola do Brasil", destaca o vereador, que lembra da força do setor, já que o atual governador, Eduardo Riedel, e o anterior, Reinaldo Azambuja, são representantes do agro que governaram o Estado.

"Campo Grande está pronta para ostentar esse título com orgulho, destacando-se como um pólo agropecuário de destaque em todo o país. O reconhecimento é uma homenagem à história e ao compromisso contínuo de Campo Grande em contribuir para a grandeza do estado de Mato Grosso do Sul", conclui.

Fonte: Assessoria do ver. Claudinho Serra (PSDB)

Comunicar erro

Comentários