Atvos capacita gratuitamente cerca de 90 pessoas para atuar no setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul

Objetivo é democratizar acesso ao mercado de trabalho e preparar essas pessoas para futuras oportunidades na companhia e no agronegócio em geral

Por Gabriela Conde em 05/12/2023 às 18:27:59
Turma de Operadores de Máquinas Agrícolas com foco em trator certificada pelo Movimento Comunidade da Atvos - Crédito Divulgação

Turma de Operadores de Máquinas Agrícolas com foco em trator certificada pelo Movimento Comunidade da Atvos - Crédito Divulgação

A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do país, promove capacitações gratuitas a 87 moradores de quatro municípios sul-mato-grossenses. Enquanto 27 pessoas acabam de receber neste mês de dezembro certificados em Processos Agrícolas e Operação de Máquinas Agrícolas em Nova Alvorada do Sul (MS) e Deodápolis (MS), respectivamente, outras 60 pessoas iniciaram a qualificação em Operação de Máquinas Agrícolas em Glória de Dourados (MS), Rio Brilhante (MS) e, novamente, Nova Alvorada do Sul (MS), que têm conclusão prevista para o final de dezembro.

"Capacitar pessoas é um grande exemplo da seriedade, responsabilidade e do compromisso da Atvos com o desenvolvimento social e econômico nas cidades onde está presente. Não à toa, nosso propósito é produzir energia limpa que move o mundo e transforma vidas e é com esse objetivo que continuamos a democratizar o acesso ao mercado de trabalho a todas as pessoas que moram nas comunidades próximas a nossas operações e que estejam interessadas em atuar conosco no setor sucroenergético ou no agronegócio em geral", garante Chafick Fair Luedy, gerente de Pessoas e Organização da Atvos.

Profissionais aptos para o mercado em 2024

Turma de mulheres certificadas em Processos Agrícolas pelo Movimento Comunidade da Atvos – Crédito Divulgação


Em Nova Alvorada do Sul, uma turma composta totalmente por mulheres, com idades entre 18 e 40 anos, se formou em Processos Agrícolas. O curso abordou os princípios básicos das operações que envolvem cultivo e colheita da cana-de-açúcar, além de conceitos sobre as atividades de plantio, tratos culturais, colheita mecanizada e fertirrigação. Todos esses tópicos proporcionam embasamento para funções de acesso à empresa, como o cargo de auxiliar agrícola.

Já em Deodápolis, uma turma mista formada por 11 mulheres e 3 homens, com idades entre 19 e 45 anos, foi certificada em Operação de Máquinas Agrícolas - foco em trator. O curso contou com conceitos tecnológicos dos equipamentos até manobras de operação.

No total, ambas as turmas concluíram 96 horas de aulas práticas e teóricas, que incluíram módulos complementares sobre saúde, segurança e meio ambiente, desenvolvimento pessoal, entre outros, ministrados por multiplicadores das unidades Santa Luzia (USL) e Eldorado (UEL).

Agora em dezembro, a Atvos conduz mais três capacitações em Operação de Máquinas Agrícolas para moradores de Glória de Dourados, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul. Todas as 60 vagas (20 para cada município) foram preenchidas e a expectativa é que a empresa conte com esse banco de talentos formado por profissionais qualificados para quando houver disponibilidade de vagas afirmativas ou gerais para o início da próxima safra de cana-de-açúcar.

A iniciativa faz parte do Movimento Comunidade, programa que integra o MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que tem como propósito incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores, comunidades localizadas no entorno de suas operações e de outros públicos de interesse.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui.

Fonte: Assessoria Grupo Atvos

Comunicar erro

Comentários