Grupo de trabalho discute reforma tributária e melhor ambiente de negócios em MS

Entre as finalidades está a acompanhar a evolução da arrecadação e PIB do Mato Grosso do Sul

Por Redação em 12/03/2024 às 16:50:06
Foto: Álvaro Rezende

Foto: Álvaro Rezende

Grupo de Trabalho formado para acompanhar os impactos da reforma tributária no Estado realizou sua primeira reunião nesta terça-feira (12). O objetivo é discutir estratégias para reduzir as perdas de receita do Mato Grosso do Sul, assim como criar medidas para melhorar o ambiente de negócios.

A reforma tributária foi promulgada em 20 de dezembro do ano pasado, no entanto o assunto continua em pauta no Congresso Nacional, já que a partir de agora serão discutidas as leis complementares e a regulamentação da emenda constitucional. Por isso o Governo do Estado formou um grupo que tem a participação do Poder Executivo, setor produtivo e entidades representativas da sociedade civil.

"Recentemente por meio de decreto criamos este grupo de trabalho que vai debater os temas de interesse de ordem tributária. O primeiro grande tema é a reforma tributária, que está em pleno andamento no Congresso Nacional. Fazemos no dia de hoje esta primeira reunião de trabalho, em uma agenda extensa que certamente trará muitos frutos para Mato Grosso do Sul", afirmou o governador Eduardo Riedel.

Reunião GT Reforma Tributária Foto Saul Schramm
Governador reuniu representantes do poder público e sociedade civil (Foto: Saul Schramm)

Além da nova legislação federal, o governador citou a importância do grupo discutir temas de interesse estadual, com o objetivo principal de facilitar o ambiente de negócios no Estado. "O setor produtivo coloca na mesa e a gente vai trabalhar pela desburocratização, buscar otimizar os processos, tornar todo o sistema mais ágil e dinâmico", completou.

Reunião GT Reforma Tributária Foto Saul Schramm
Governador ao lado do presidente da Fiems, Sérgio Longen (Foto: Saul Schramm)

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, participou da reunião e elogiou a iniciativa do Governo do Estado. "Gostaria de agradecer ao governador pela oportunidade de trazer o setor privado para mesa de discussão de um tema tão importante. Assim nós vamos trazer para sociedade e setor empresarial os impactos da reforma".

Longen destacou que o GT vai levar conhecimento e discutir medidas importantes para economia estadual. "Para nós se trata de um momento histórico, que é sentar na mesa com o Governo do Estado e discutir exatamente o cenário não só na Capital, como no Estado. Estamos recebendo grandes demandas de empresas e nesta linha de trabalho vamos trazer e levar propostas de interesse do Estado".

Trabalho coletivo

Formado por meio de decreto estadual, o GT tem entre seus membros titulares os secretários estaduais Jaime Verruck (Semadesc), Flávio César (Sefaz), Rodrigo Perez (Segov), Ana Carolina Ali (PGE), além dos representantes do setor produtivo e sociedade civil, Sérgio Longen (Fiems), Cláudio Mendonça (Sebrae-MS), Marcelo Bertoni (Famasul) e Edson Ferreira de Araújo (Fecomércio).

Primeira reunião do Grupo de Trabalho (Foto: Álvaro Rezende)

Entre as finalidades está a acompanhar a evolução da arrecadação e PIB (Produto Interno Bruto) do Mato Grosso do Sul, avaliar possíveis consequências da reforma tributária no âmbito econômico-financeiro do Estado, bem como os reflexos desta evolução no panorama das demais unidades da federação.

Ainda devem acompanhar as discussões dos projetos de leis complementares federais e outras normativas em relação a reforma tributária, bem como dos grupos de trabalho formados para a elaboração desses projetos. O grupo também poderá adotar medidas para simplificar os procedimentos e obrigações acessórias no período de transição previsto na Emenda Constitucional.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Fonte: Agência de Noticias MS

Comunicar erro

Comentários