Vereadora Andrea Fim Propõe Treinamento Obrigatório em Primeiros Socorros para Profissionais da Educação

Vereadora destaca a importância da capacitação em primeiros socorros nas escolas e centros recreativos

Por Redação em 08/04/2024 às 14:16:12
Vereadora Andrea Fim/Foto: Assessoria

Vereadora Andrea Fim/Foto: Assessoria

Durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada no dia 2 de abril de 2024, a vereadora Andrea Fim apresentou um requerimento ao Executivo que visa garantir a segurança de crianças em ambientes de ensino e recreação. A proposta solicita que seja obrigatória a capacitação de todos os profissionais que atuam em estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e fundamental em noções básicas de primeiros socorros. A iniciativa, segundo Andrea Fim, surge como uma resposta à observação de que muitos profissionais recentemente contratados para essas funções não possuem o treinamento necessário para agir em emergências, um fato preocupante especialmente no contexto escolar.

A vereadora ressaltou a urgência dessa capacitação, mencionando que "Esta ação se faz necessária devido às novas contratações não terem recebido o devido treinamento antes do ano letivo". A falta de preparo em primeiros socorros pode colocar em risco a vida dos alunos, tornando essencial que todos os funcionários, desde professores a auxiliares, estejam aptos a prestar assistência imediata em qualquer eventualidade. A proposta de Andrea Fim visa não apenas cumprir uma exigência legal, mas principalmente assegurar um ambiente mais seguro para o desenvolvimento e bem-estar dos estudantes.

Esta iniciativa destaca a preocupação crescente com a segurança nas escolas e outros espaços dedicados ao público infantil. A capacitação em primeiros socorros oferece aos profissionais da educação as ferramentas necessárias para responder de maneira eficaz a incidentes que requerem intervenção imediata, desde pequenos acidentes a situações de maior gravidade. Além de salvaguardar a saúde física dos alunos, o treinamento contribui para a criação de um ambiente de confiança entre pais, alunos e o corpo docente, reforçando a percepção de que a segurança dos estudantes é uma prioridade inquestionável.

O requerimento de Andrea Fim reflete uma tendência global de valorização da preparação em primeiros socorros como componente fundamental da formação de educadores e demais profissionais que atuam junto a crianças. A implementação dessa medida em âmbito local representa um passo significativo rumo ao reforço das políticas de prevenção e segurança nas instituições de ensino, colocando o município na vanguarda das práticas educacionais comprometidas com a proteção integral dos estudantes. Aguarda-se agora a resposta e as ações do Executivo frente a essa solicitação, que tem o potencial de transformar positivamente o cenário educacional local.

Texto: Tainan Gama - Imprensa CMNAS

Comunicar erro

Comentários