Policial Militar da PMMS defende tese de Doutorado sobre as prĂĄticas policiais do PROERD

O Proerd completa agora em 2024, 27 anos de atuação ininterrupta em MS

Por Redação em 09/04/2024 às 15:33:43
Foto: Assessoria de Comunicação da DPCOM

Foto: Assessoria de Comunicação da DPCOM

Na segunda-feira (25), a sargento PM Dieny Souto, da PolĂ­cia Militar de Mato Grosso do Sul defendeu sua tese de doutorado em Letras pela Universidade Estadual de MaringĂĄ (UEM). Com o tĂ­tulo "O sujeito policial do Proerd e os processos de objetivação em prĂĄticas discursivas relativamente não estabilizadas", sob orientação do Prof. Dr. Pedro Navarro, a policial militar, professora, pensadora, pesquisadora e agora doutora, defendeu em seus estudos, asserções em torno dos objetos policial militar/instrutor Proerd, enquanto sujeito em determinadas ordens do discurso, sobretudo à escolar em região de fronteira, no domĂ­nio da AnĂĄlise do Discurso, mais especificamente sob o viés dos Estudos Discursivos Foucaultianos.

Nesse sentido, a tese apresentou a comparação das prĂĄticas do policial instrutor do Proerd da região de fronteira Ponta Porã-Pedro Juan Caballero com a capital Campo Grande. Dessa forma, as aulas do Proerd ministradas em escolas da fronteira em lĂ­ngua guarani, além de estreitar os laços de policiamento comunitĂĄrio, pode dar destaque a esse importante idioma, de modo a valorizar a cultura dos habitantes da região. Isso também lança luz às prĂĄticas mais humanas advindas da atividade do policial militar instrutor do Proerd, a partir de sua atuação em locus escolar.

Nessa perspectiva, o objetivo maior da pesquisa foi lançar visibilidade às técnicas educacionais do policial instrutor do Proerd, para tanto, "o contraponto da minha posição de sujeito intelectual, ou seja, de pesquisadora, é justamente ocupar (social e discursivamente) a posição de policial militar, instrutora do Proerd. Tal prĂĄtica pôde contribuir para contrastar os saberes compreendidos pelo viés teórico com o conhecimento empĂ­rico. Tal procedimento possibilitou verificar que, apesar de circularem discursos que produzem medo sobre as ações policiais, hĂĄ discursos que se alegram, sentem-se protegidos e bem com sua presença, a partir das prĂĄticas de policiamento ostensivo preventivo, por meio das aulas do Proerd", destacou a policial doutora.

O Proerd completa agora em 2024, 27 anos de atuação ininterrupta em MS e esse marco histórico é resultado do bom entrosamento e firme comprometimento da PMMS com outros atores sociais, principalmente com o segmento da Educação. E é dessa realidade que, segundo a policial pesquisadora, os dados emergem positivamente em toda a pesquisa, tendo em vista que os discursos estudados se convergem justamente no sentido de mostrar que o policial militar instrutor do Proerd, ou seja a atuação dos instrutores e instrutoras do Proerd no ambiente escolar além de bem quista, ecoa uma importante conscientização de vida, despertando no pĂșblico participante a vontade de dizer sim à vida e não às drogas e à violĂȘncia. "Dou glórias a Deus pelo fechamento deste ciclo que produz grande alegria na minha vida, a qual é digna de ser compartilhada com toda famĂ­lia Policial Militar e com a equipe proerdiana. Tenho fé que, por meio de Deus, foi possĂ­vel galgar cada passo acadĂȘmico, cada gesto interpretativo de pesquisa em prol de mostrar à comunidade cientĂ­fica a existĂȘncia de prĂĄticas positivas do policial militar, sobretudo em se tratando das prĂĄticas de Policiamento Preventivo do Instrutor Proerd. Cada passo dado é relevante, portanto, prossigamos nesse caminho do bem e pelo tempo que Deus nos confiar", finalizou Dieny.

Lotada na Diretoria de PolĂ­cia ComunitĂĄria e Direitos Humanos (DPCOM), sargento Dieny é Instrutora e Mentora do Proerd e, em 2017 defendeu sua dissertação de mestrado intitulada: Luz, câmera, ação: drogas não! Representações discursivas sobre drogas no discurso de alunos do Programa Educacional de ResistĂȘncia às Drogas (PROERD). Além desse trabalho, é integrante do grupo de pesquisa "Diagnóstico Proerd-MS", investigação que estuda discursos de alunos e professores que vivenciaram o programa da PolĂ­cia Militar de Mato Grosso do Sul. Essa parceria firmada entre a PMMS e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) resultou na publicação de um livro no ano de 2019, tendo a instrutora Proerd Dieny como uma das organizadoras do mesmo.

A PolĂ­cia Militar de Mato Grosso do Sul estimula seus policiais, de forma correlata, a aprimorarem suas habilidades e a gerarem conhecimento cientĂ­fico de alto nĂ­vel enquanto desempenham suas responsabilidades na qualidade e no âmbito de profissionais de segurança pĂșblica. Isso se dĂĄ também através de seus centros de formação de praças e de oficias, sendo eles respectivamente: Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) e Academia de PolĂ­cia Militar (APM), porque a "PMMS Não Para".

Texto e Imagens : Assessoria de Comunicação da DPCOM

Fonte: Policia-MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios