Carvoaria que gera fumaça em Água Clara já foi alvo de denúncia, mas está regularizada

Por Redação em 21/07/2020 às 16:14:45
Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

Com a atuação de massa de ar seco que se mantém nesse mês, e com a umidade relativamente baixa em diversas regiões de MS, a chance de chover também é baixa e com o aumento das queimadas e fumaceiro de qualquer lugar que for, problemas respiratórios podem surgir e trazer sérias complicações nesse período da pandemia do coronavírus.

Em Água Clara, moradores tem se manifestado nas redes sociais reclamando da presença de fumaça no ar, fato que ocorre constantemente na cidade, conforme já presenciado por munícipes. Além disso, as queimadas não controladas tem aumentado no meio urbano do município, em terrenos baldios, matas, beiras de estradas e em outros locais.

Após várias reclamações da fumaça que pode ser prejudicial para a saúde da população, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Cordeiro Mattos, esteve nesta terça-feira (21) na Fazenda Páprila para conversar com o proprietário da carvoaria, senhor Gonçalo Domingos da Silva.

A fazenda fica localizada no município de Ribas do Rio Pardo, porém, está bem próxima de Água Clara. Segundo o secretário, a carvoaria já foi alvo de denúncia no Imasul, contudo, está com a documentação toda regularizada e nada poderá ser feito a respeito da fumaça.

Representantes do Imasul estiveram no local e verificaram que o proprietário tem a licença ambiental para desmatar e legalidade para funcionamento da carvoaria.

Prejudicial a saúde

Durante a produção do carvão vegetal é liberada uma grande quantidade de gases poluentes e particulados, de forte odor e prejudiciais à saúde, no entanto, entende-se que é essencial sua produção, e o melhor é que haja uma melhor forma para que a fumaça não atinja a cidade e ofereça risco a saúde populacional.


Com informações da assessoria da prefeitura municipal

Fonte: Portal Água Clara

Comunicar erro

Comentários