Bolsonaro descarta fim do seguro-defeso

Live da semana Presidente Jair Bolsonaro - Jair Bolsonaro/FacebookSeguro-defesoO seguro-defeso é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao

Por Redação em 11/09/2020 às 18:38:57

Live da semana Presidente Jair Bolsonaro - Jair Bolsonaro/Facebook

Seguro-defeso

O seguro-defeso é um benefĂ­cio pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao pescador artesanal durante o perĂ­odo de defeso de alguma espécie, quando é proibida aatividade pesqueira. O defeso é a paralisação temporĂĄria da pesca para a preservação das espécies, seja para reprodução de peixes e crustĂĄceos ou em decorrĂȘncia de fenômenos naturais ou acidentes.

Atualmente, o benefĂ­cio tem o valor de um salĂĄrio mĂ­nimo (R$ 1.045) e é pago durante um perĂ­odo que varia de 4 a 5 meses. O gasto anual do governo é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões e, segundo o secretĂĄrio especial da Pesca, cerca de 800 mil pessoas recebem o seguro, mas a maior parte delas não preenche os requisitos para o programa.

"Segundo a CGU [Controladoria Geral da União], 69% são pessoas que não vivem da pesca, não sabem diferenciar um camarão de uma baleia", disse Jorge Seif, durante a live.

Entre as exigĂȘncias da legislação para o pescador receber o benefĂ­cio, estĂĄ o de exercer a atividade de forma ininterrupta, ter registro ativo no Ministério da Agricultura e comprovar a comercialização do pescado.

Ouça na RĂĄdioagĂȘncia Nacional


Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios