Quarentena de maratonista aquática Ana Marcela Cunha teve "nado no seco"

Por Redação em 13/09/2020 às 11:15:36

Com a vaga garantida para as Olimpíadas de Tóquio, Ana Marcela Cunha, brasileira de 27 anos eleita como a melhor atleta de maratona aquática do mundo seis vezes – uma delas, em fevereiro deste ano – viu a expectativa pela viagem ao Japão crescer com o adiamento dos Jogos. A atleta enfrentou uma mudança brusca de treinamento que incluiu até mesmo "nado no seco", e se prepara para uma série de competições na Europa que darão novo ritmo a sua temporada visando o ainda incerto 2021. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, a atleta, que está em Portugal com o Time Brasil, conta como foi o período de quarentena e a mudança de planos causada pela pandemia. "Tivemos muita paciência refazendo o planejamento apenas com aquilo que era possível ser feito. Conseguimos um equipamento chamado "vaza", como se fosse um "nado no seco", e adaptamos muito do que a gente vinha fazendo na água, e isso deu muito resultado. Lógico que houve um pouco de perda nos treinamentos, mas nada absurdo com relação ao tempo fora da água, o que, na natação, é algo essencial", conta.

Leia também

Olimpíada de Tóquio deve acontecer mesmo sem fim da pandemia

Comitê Organizador revela que Jogos Paralímpicos de Tóquio terão agenda original

Os atletas também usaram da tecnologia para facilitar a rotina de treinos em casa. "Fizemos a parte física em conjunto com o pessoal do Time Brasil, sempre ligando um para o outro, tentando fazer o máximo juntos – porém separados – através da câmera e das ligações. A gente conseguiu de certa forma manter isso. Foi muito importante para o retorno". Em julho, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) enviou atletas de seis modalidades – boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação – para Portugal, após um acordo com o governo do país, na tentativa de mitigar os efeitos da paralisação dos treinamentos no Brasil e dar início a preparação para os Jogos Olímpicos. Lá, eles ficam acomodados em um centro de treinamento a 75km de Lisboa. A ida para a Europa viabilizou a participação de Ana Marcela em quatro provas até o fim de 2020.

"Tenho provas que vão me dar nível de competição até o fim do ano. Não consigo falar de 2021 ainda, mas pensando a curto prazo, tenho a Capri Napoli, de 36km, logo depois vou a Ilha da Madeira, para uma prova de 10km, e cinco dias depois, nado uma prova de 10km e uma de 5km na França. A última vai ser a mais forte, estou animada", conta. Sem um calendário definido para o próximo ano, ela comemora já poder entrar na disputa:"Só de poder voltar a ter essa sensação de competição, ter um objetivo mais claro, ajuda muito. Estou muito feliz de ir para essas provas".

Com o sonho olímpico adiado, Ana diz que esse é um momento de reinvenção no esporte. "Todos sofrem na reta final dos Jogos Olímpicos, mas todo mundo terá que se readaptar. Acaba sendo uma sensação bem parecida para o mundo inteiro. Não tem como cruzar os braços e achar que do nada, tudo vai ficar bem. A gente vai fazendo o que pode", diz. Ela revela ter dado importância também ao lado psicológico, e tenta ver a situação de uma forma positiva. "Conversei com minha psicóloga sobre a preparação mental que a gente tem diariamente. Gosto de ver o lado positivo das coisas. Eu tenho a vaga, para mim foi até bom. Mais um ano para treinar. Tem atleta que ainda não tem", lembra.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores locais asseguram que os Jogos Olímpicos vão acontecer, porém, não dizem como será feito. A ideia é que ocorram de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, mas, por ora, faltam certezas e sobram questionamentos sobre a presença do público, a necessidade da quarentena e a logística para reunir quase 16 mil atletas olímpicos e paralímpicos, além de treinadores, dirigentes e a imprensa, em meio a uma pandemia em estágios bem diferentes nos países e territórios dos 206 comitês olímpicos nacionais que integram a entidade.

Fonte: Gazeta

Comunicar erro

Comentários