SES divulga orientações contra COVID-19 durante o feriado de carnaval em Mato Grosso do Sul

Orientações para prevenção do COVID-19

Por Redação em 12/02/2021 às 18:32:14

A Secretaria de Estado de SaĂșde, através da Coordenadoria Estadual de Vigilância SanitĂĄria, publicou nesta sexta-feira (12.2) nota técnica com orientações para prevenção do COVID-19 durante o feriado de carnaval em Mato Grosso do Sul.

A Vigilância SanitĂĄria do Estado elaborou estas orientações sanitĂĄrias com a finalidade de intensificar as ações de prevenção relacionadas à COVID-19. O documento é dividido em orientações gerais, especĂ­ficas para a população, para os estabelecimentos, limpeza e desinfecção e para as Vigilâncias SanitĂĄrias.

Não são recomendadas quaisquer festividades de carnaval (bailes, reuniões, blocos, cordões, brincadeiras, comemorações, festas em condomĂ­nios, clubes, na rua, em avenidas, festas particulares, clandestinas, etc) para evitar aglomerações.

A nota também orienta o uso obrigatório de mĂĄscara, manter o distanciamento de 1,50 metros entre as pessoas, realizar frequentemente a higienização das mãos com ĂĄgua e sabão/sabonete lĂ­quido e/ou ĂĄlcool 70%, além de seguir todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitĂĄrias ao participar das festividades de carnaval, reuniões em bares, reuniões de amigos e familiares.

Em eventos presenciais, preferir ambientes abertos com renovação de ar e evitar participar de brincadeiras, rodas de samba, blocos, etc., que exijam o contato direto com as pessoas como beijos, abraços e apertos de mãos. Recomenda-se evitar deslocamentos e viagens que não se façam necessĂĄrias; evitar grandes deslocamentos no perĂ­odo, principalmente com pessoas do grupo de risco.

As pessoas do grupo de risco ao optarem por participar de eventos de confraternização e festividades carnavalescas, dar preferĂȘncia a festas familiares (com pessoas do próprio convĂ­vio) e/ou com menor nĂșmero de pessoas, evitando ambientes com aglomerações.

Nos estabelecimentos recomenda-se que não realizem festividades para comemorar o carnaval, mas caso aconteça, os organizadores devem fornecer insumos e produtos para frequente higienização das mãos dos trabalhadores e clientes e só permitir o acesso dos frequentadores mediante o uso da mĂĄscara, haja vista que esta é uma recomendação obrigatória.

A SES orienta que as Vigilâncias SanitĂĄrias dos municĂ­pios verifiquem se as medidas estão sendo seguidas, podendo Fiscalizar em conjunto com a polĂ­cia civil e corpo de bombeiros locais, as festas clandestinas, as reuniões de foliões nas avenidas das cidades, nos bares e outros locais de convivĂȘncia e aglomeração.

Veja aqui a nota técnica completa com as orientações

Airton Raes, SES

Fonte: Portal MS Gov

Tags:   Geral
Comunicar erro

ComentĂĄrios