Regulador britânico investiga domínio de Apple e Google em sistemas para celulares

Por Redação em 15/06/2021 às 12:03:50
A Autoridade de Concorrência e Mercados disse que fará um 'estudo de mercado' para ver se o duopólio das companhias está sufocando a concorrência ou prejudicando empresas como desenvolvedores de aplicativos. Apple e Google serão investigados no Reino Unido.

Divulgação/Google

O regulador britânico de concorrência afirmou que investigará se o domínio de Apple e Google sobre sistemas operacionais para celulares, lojas de aplicativos e navegadores da web prejudica consumidores.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) disse que fará um "estudo de mercado" sobre o assunto para ver se o duopólio efetivo das companhias está sufocando a concorrência ou prejudicando empresas como desenvolvedores de aplicativos.

SAIBA MAIS: iOS 15 e Android 12: veja o que vai mudar nos sistemas para celulares

O Reino Unido está montando uma unidade dedicada dentro do órgão regulador para manter os gigantes da tecnologia sob controle e encorajar a competição digital, mas disse que precisa começar a investigar Apple e Google o mais rápido possível.

"Nosso trabalho contínuo em grandes tecnologias já revelou algumas tendências preocupantes e sabemos que consumidores e empresas podem ser prejudicados se não forem controladas", disse o presidente-executivo da CMA, Andrea Coscelli, em comunicado nesta terça-feira.

A CMA disse que o novo estudo sobre ecossistemas móveis será mais amplo do que algumas das outras sondagens sobre concorrência que já fez na App Store da Apple e no Privacy Sandbox do Google.

LEIA MAIS:

Google promete trabalhar com regulador britânico em plano para remover cookies

Google diz que deixará de vender anúncios com base no histórico individual de navegação

Reino Unido abre investigação contra Apple sobre acusações de monopólio na loja de aplicativos

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários