Primeira cirurgia do mundo para controle de diabetes tipo 2 com uso de robôs é realizada em Curitiba

Por Redação em 02/08/2021 às 11:37:14

O médico controla o robô com quatro braços mecânicos. Além disso, o equipamento possui câmeras que entregam imagens em 3D, ampliadas em até 20 vezes, com braços articulados em até 360º, o que permite maior liberdade e controle de movimento. Alcides Branco afirma que a nova tecnologia traz mais precisão e segurança na hora da cirurgia.

A cirurgia metabólica não é indicada para pacientes com diabetes tipo 1. Entre outros critérios, a pessoa deve ter entre 30 e 70 anos -, obesidade leve e diabetes diagnosticada há menos de 10 anos, sem controle por meio de medicamentos.

Perfil do Edmilson Dalla, de 61 anos, que foi o paciente operado pelo doutor Alcides. Dalla conta que, apesar do uso remédios, não conseguia baixar o nível de açúcar no sangue. E que, após o procedimento, a vida dele mudou.

O diabetes é uma doença grave, muitas vezes silenciosa e sem cura. O tratamento consiste em dieta, exercícios físicos e remédios contínuos. A cirurgia metabólica é uma alternativa que ainda não é muito conhecida, segundo o cirurgião Alcides Branco.

O Brasil tem cerca de 17 milhões de adultos convivendo com o diabetes. Nove em cada 10 casos são de Diabetes Tipo 2.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

Comentários