Escola de Qualificação Sanitária é implantada e realiza a capacitação inicial de 200 colaboradores

Cerca de 200 colaboradores do município e do distrito de Prudêncio Thomaz participaram deste primeiro módulo

Por Jefferson Duarte em 12/11/2021 às 11:26:35

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária instituiu a Escola de Qualificação Sanitária. Com objetivo de transpor a dimensão fiscalizatória, mediante o desenvolvimento de atividades multiprofissionais, educativas e comunicativas a "Escola" como foi denominada foi implantada a fim de atender os diversos setores da produção, circulação de bens e prestação de serviços de saúde.

Segundo a Fiscal de Vigilância Sanitária, Ana Beatriz Castelão, idealizadora do projeto, a organização de cursos e capacitações voltados para o aperfeiçoamento profissional tanto do proprietário/gerentes como de colaboradores em geral é uma ação necessária e fundamental para intensificar os cuidados, a proteção e promoção da saúde da população, além de melhorar de forma geral o atendimento prestado.

As atividades foram iniciadas com o setor de supermercados, atacadistas, mercados e mercearias. Na terça-feira (09), a segunda turma recebeu orientações sobre noções sanitárias na Câmara Municipal.

Cerca de 200 colaboradores do município e do distrito de Prudêncio Thomaz participaram deste primeiro módulo e no final receberam certificado de participação, com certificação digital.

A Secretária de Saúde, Alini de Oliveira, enfatizou que em breve será divulgada a agenda dos próximos treinamentos da Escola de Qualificação Sanitária.

As ações visam atender de maneira sistematizada e de fácil acesso, as necessidades de capacitação/qualificação dos trabalhadores dos serviços relacionados a saúde. Os estabelecimentos que elencarem necessidade de formações em temas específicos poderão ainda procurar a Vigilância e solicitar, que dentro do possível serão atendidos.

Para dezembro já está programado atividade com as drogarias e para o primeiro trimestre de 2022, boas práticas de fabricação para merendeiras e ambulantes de alimentação, e também para colaboradores dos salões de beleza.

Por fim, o gerente geral dos Supermercados Pires, Thiago Barbosa, parabenizou a iniciativa, frisou que além de inovadora ainda não havia presenciado tal iniciativa, ainda mais de forma gratuita, de elevado nível, de forma clara e objetiva nos demais municípios nos quais atua na referida rede de estabelecimentos.

Fonte: Jefferson Duarte/Assessor de Comunicação PMRB

Comunicar erro

Comentários