Trabalhador poderá comprar ações da Eletrobras com FGTS

Por Redação em 30/05/2022 às 12:12:01

Da mesma forma como ocorreu há mais de 20 anos com as ações da Petrobras, agora os trabalhadores com Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem usar o valor para investir na Eletrobras. A Caixa Econômica Federal informou que os recursos poderão ser investidos na estatal, que será privatizada. As reservas podem ser feitas entre os dias 3 e 8 de junho. O valor mínimo para aplicação será de R$ 200 e vai até 50% do saldo disponível. O saldo do FGTS pode ser consultado pelo próprio aplicativo ou então a pessoa pode ir até uma agência da Caixa.

Segundo Denis Betina, economista da Faculdade do Comércio, com uma gestão de iniciativa privada, a valorização das ações pode ocorrer a longo prazo. “Com a possibilidade de privatização, a expectativa é de que haja uma melhora na gestão da empresa, haja mais investimento e, consequentemente, isso se valorize no longo prazo. Lembrando que investimento em ações sempre existe a oscilação em curto e longo prazo, por isso quando você tem uma perspectiva de longo prazo, a perspectiva de rentabilidade é muito melhor do que se você precisar sacar a curto prazo, pode ser que não não esteja em um bom momento”, comenta.

Betina também destaca outras estatais que foram privatizadas e geraram lucro aos investidores. “Existem vários casos. Por exemplo, no passado, a Vale, uma empresa que foi privatizada e a rentabilidade da empresa cresceu muito; temos exemplo também da Embraer, que era uma empresa que estava com dificuldades financeiras, privatizada se tornou uma referência mundial em empresa de aviação; as empresas de telefonia, algumas siderúrgicas que também foram foram privatizadas. Normalmente, a privatização se mostra um bom negócio para investidor, porque a empresa começa a ser administrada mais profissionalmente, com menos interesses políticos, e isso gera resultados para o investidor”, diz.

*Com informações do repórter Victor Moraes

Fonte: JP

Comunicar erro

Comentários