Por fomentar o empreendedorismo, seis escolas de Rio Brilhante são homenageadas pelo Sebrae/MS

O descerramento da placa foi feito na sede de cada escola municipal e contou com a presença de pais e alunos, além de representantes da Prefeitura Municipal.

Por J.C.Toniazzo em 28/03/2023 às 08:20:57
Foto: Assessoria PMRB

Foto: Assessoria PMRB

Chancela de Educação Empreendedora foi concedida para instituições de ensino da Rede Municipal por reconhecimento ao trabalho realizado na formação de jovens empreendedores

Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por seis escolas municipais de Rio Brilhante no âmbito da formação de jovens empreendedores, o Sebrae/MS concede às instituições de ensino a Chancela Educação Empreendedora. Nesta segunda-feira (27), cinco unidades escolares foram presenteadas com uma placa que destaca o alto grau de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo e, no dia 4 de abril, a Escola Municipal Rural Artur Tavares de Melo também receberá a honraria.

De acordo com o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), dentre as escolas premiadas, o índice atingido pela Escola Municipal Rio Brilhante foi o máximo possibilitado – 100%. Já as instituições de ensino Prefeito Sirio Borges; Artur Tavares de Melo (Rural); CEM Criança Esperança II; CEM Criança Esperança V e o CEM Criança Esperança III alcançaram, respectivamente, os índices 99%, 84%, 93%, 85% e 83%. Em todos os casos, o resultado obtido pelas unidades escolares foi superior à média exigida para instituições avançadas que, atualmente, é de 79%.

O descerramento da placa foi feito na sede de cada escola municipal e contou com a presença de pais e alunos, além de representantes da Prefeitura Municipal. Em uma das solenidades, realizada CEM Criança Esperança V, participou também o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido nas escolas com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora.

"O programa trouxe para a nossa cidade a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o JEPP, e essa iniciativa tornou-se uma referência em Rio Brilhante. Ele trouxe para as nossas crianças o empreendedorismo como possibilidade de futuro e a compreensão de que elas podem ser quem desejarem e ter ideias diferentes em um ambiente comercial. O despertar das crianças e seus sonhos é o mais importante. Essa é a nossa missão de vida, então, somos muito orgulhosos de proporcionarmos isso aos nossos estudantes", ressaltou Foroni.

Nas cinco instituições de ensino premiadas, o trabalho realizado no âmbito do empreendedorismo teve início em 2021 com a chegada do programa Cidade Empreendedora em Rio Brilhante, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. Um dos principais eixos da iniciativa é o Educação e, por meio dele, os professores foram capacitados para aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além do JEPP, outras soluções com o foco no empreendedorismo, como palestras e capacitações, também foram oferecidas pelo Sebrae para o município.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Miquéias Augusto Ferreira Nantes, as escolas têm abraçado o empreendedorismo como uma ferramenta valiosa para proporcionar que os estudantes desenvolvam habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e liderança. "O empreendedorismo tem incentivado os nossos alunos a aplicarem essas habilidades em projetos práticos que têm impacto positivo na comunidade onde vivem, ou seja, as escolas que receberam honraria adotaram uma estratégia inovadora e criativa para promover o ensino de qualidade. Essa abordagem é valiosa e deve ser incentivada em nas escolas, para que possamos criar uma geração de jovens empreendedores e líderes criativos", destacou o secretário.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, a Chancela de Educação Empreendedora foi concedida pelo Sebrae às escolas, por meio do Radar Educação Empreendedora. A ferramenta classificou as instituições de ensino em relação ao grau de ambiência favorável para a implementação das metodologias a partir do preenchimento de um formulário.

"As escolas participantes inseriram informações sobre as iniciativas e projetos desenvolvidos e, a partir disso, o radar mediu o envolvimento dos atores e aspectos como a cultura, estrutura, recursos e políticas públicas. As seis escolas municipais de Rio Brilhante se destacaram em relação à pontuação e, por isso, foram contempladas com a honraria", esclareceu Priscila. Fotos: Assessoria PMRB



Fonte: J.C.Toniazzo Assessoria da PMRB

Comunicar erro

Comentários